O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), passou todo o período da manhã desta segunda-feira (15/12) vistoriando as áreas mais atingidas pelas fortes chuvas que atingiram o município no fim de semana. A maior parte da vistoria foi realizada no bairro Pedreira, bairro mais afetado.
Foram vistoriadas a avenida Luiz Lott, rua das Vargens, travessa Gaivota e o trecho da MG 462. Em apenas dois dias, foram registrados mais de 200 milímetros de chuva, o maior volume de precipitações dos últimos anos na cidade.

Durante as visitas, o prefeito acompanhou de perto a situação das áreas afetadas, conversou com moradores e avaliou os danos causados pelo grande volume de água. Diante do cenário, Marco Antônio Lage determinou o início imediato da limpeza das áreas atingidas, a continuidade do acolhimento às famílias afetadas, o isolamento de áreas de risco, a sinalização de vias comprometidas e o levantamento de um diagnóstico técnico detalhado, que poderá embasar um possível decreto de situação de emergência no município.
“Estamos atuando desde o primeiro momento para proteger vidas e dar resposta rápida à população. Esse volume de chuva foi excepcional e exige ações firmes e coordenadas do poder público”, destacou o prefeito. Ainda segundo ele, o trabalho das equipes seguirá de forma contínua até a normalização da situação. “Nossa prioridade é garantir segurança, assistência às famílias atingidas e recuperar as áreas o mais rápido possível”, completou.

As ações estão sendo realizadas de forma integrada da Defesa Civil em parceria com as secretarias municipais de Obras, Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, e Assistência Social, com o apoio da Itaurb e do SAAE. As equipes seguem mobilizadas para minimizar os impactos, garantir a segurança da população e acelerar o processo de recuperação das áreas atingidas.
Até o momento, cinco famílias estão desalojadas, estão sendo acompanhadas pela Assistência Social e foram encaminhadas para casa de parentes ou amigos. Não há registro de desabrigados. A população atingida também já está recebendo telhas, lona e colchões.
A Prefeitura reforça que continua monitorando as condições climáticas e orienta a população a evitar áreas de risco e acionar a Defesa Civil em caso de necessidade.



