O temporal registrado na noite deste domingo (14/12) em Itabira causou impactos no sistema de abastecimento de água do município. Devido às dificuldades no bombeamento, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos teve o funcionamento temporariamente interrompido.
Como o sistema de abastecimento da cidade é interligado, a paralisação da unidade pode afetar o fornecimento de água em diversos bairros ao longo desta segunda-feira (15/12). O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informou que equipes técnicas estão mobilizadas e adotando todas as medidas necessárias para restabelecer o funcionamento da estação. Até o momento, porém, não há previsão para a retomada completa do sistema.
Segundo a autarquia, estão sendo realizadas manobras operacionais e adotadas alternativas emergenciais com o objetivo de reduzir os impactos à população. O fornecimento de água será normalizado de forma gradativa assim que os sistemas forem estabilizados.
Uso consciente da água
Diante da situação, o SAAE reforça o pedido para que a população utilize a água de forma consciente. Conforme a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todos os imóveis devem contar com caixa d’água com capacidade suficiente para suprir as necessidades por, no mínimo, 24 horas.
Em relação ao abastecimento emergencial, a Resolução nº 132 da Arisb-MG determina que o fornecimento alternativo deve ser garantido às instituições que prestam serviços essenciais à população, mediante solicitação, caso a interrupção ultrapasse 24 horas.
Atendimento ao consumidor
O SAAE orienta que, em caso de dúvidas ou necessidade de informações, os moradores entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 115, disponível 24 horas por dia e com ligação gratuita. Para o atendimento, é necessário ter em mãos a conta de água ou o número da matrícula do imóvel.



