A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (10/12) a Operação Raiz do Problema e cumpre mandados de busca e apreensão relacionados a uma investigação sobre um esquema de desvio de recursos públicos em uma escola estadual de São Gonçalo do Rio Abaixo/MG. A apuração envolve suspeitas de peculato e irregularidades na gestão da Caixa Escolar da unidade de ensino.
As investigações tiveram início após denúncia sobre o não pagamento de cheques emitidos para a compra de notebooks, devolvidos por insuficiência de fundos. Uma auditoria da Superintendência Regional de Ensino (SRE) constatou que recursos federais e estaduais foram indevidamente retirados das contas da Caixa Escolar sem qualquer comprovação de gasto.
Parte dos valores foi transferida diretamente para contas pessoais. Empresas também teriam recebido quantias significativas sem prestação de contas ou comprovação fiscal dos serviços, motivo pelo qual também foram alvo das ações de busca.
Diligências da PF mostraram que os endereços das empresas beneficiadas estavam fechados ou sem indícios de funcionamento regular. Ao todo, o valor desviado — somando recursos federais e estaduais — ultrapassa R$ 1,2 milhão.



