A diretoria da ANTT – Agência Nacional de Transportes, autorizou na tarde desta quinta-feira, 4, os estudos para a duplicação da BR-381 em uma extensão adicional de 70 quilômetros, em Minas Gerais. A Nova 381 Concessionária de Rodovia será responsável pela condução do EVTA – Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para a ampliação. Na prática, será analisado, a partir de gatilhos volumétricos de tráfego, se a construção da pista adicional é justificável.
Na votação, unânime pela condução dos estudos, os diretores afirmaram que prevalece a busca de solução técnica capaz de aprimorar a segurança viária no trecho e que a estratégia original já contempla estes avanços, a exemplo das melhorias já executadas no pavimento, restauração de sinalização e de estruturas na rodovia, além das ampliações de capacidade previstas entre duplicações e faixas adicionais.

Viabilizada, a substituição das obras de terceira faixa para duplicação no trecho entre os municípios de Governador Valadares a Belo Oriente vai contemplar 70 km de segunda pista.
“Vamos buscar soluções que atendam a este corredor do estado de Minas Gerais. Uma rodovia que há muito tempo era considerada a rodovia da morte e já começa a apresentar uma rodovia do progresso, da prosperidade, com a redução dos acidentes fatais. É o nosso objetivo, de transformar a vida das pessoas”, afirmou o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Rodrigues.
Ampliação de capacidade
A Nova 381 vai duplicar 106 quilômetros da BR-381 conforme previsto no PER – Plano de Exploração da Rodovia. A segunda pista integra os municípios de Belo Oriente, São Gonçalo do Rio Abaixo, Santana do Paraíso, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Nova Era e Bela Vista de Minas.
O programa prevê ainda a execução de 40 quilômetros de faixa adicional em pista dupla, entre Bom Jesus de Amparo e Caeté. Em pista simples, o contrato de concessão contempla os 70 quilômetros, entre os km 155 e 225, que poderão ser modificados de faixa adicional para a duplicação.



