Você sabia que pessoas com mais de 60 anos podem viajar de ônibus sem pagar? Desde 2003, o Estatuto da Pessoa Idosa garante passagem interestadual gratuita ou com 50% de desconto em ônibus, trens ou barcos no país.
Os idosos podem viajar de graça no Brasil, desde que estejam inscritas no CadÚnico e comprovem renda de até dois salários mínimos (equivalente a R$ 3.036 em 2025). Basta apresentar a Carteira do Idoso para garantir o transporte interestadual gratuito.
O documento facilita o acesso ao direito no Brasil, mas não é obrigatório. Quem não possui a Carteira da Pessoa Idosa pode apresentar o comprovante de renda de até dois salários mínimos e o documento de identidade para acessar o benefício.
O passageiro deve solicitar o bilhete de viagem no guichê da empresa de transporte em até três horas antes do início da viagem. A lei determina reserva de duas vagas em cada veículo, ou seja, todo ônibus deve ter dois assentos destinados à população idosa.
Não é só no transporte interestadual que idosos podem viajar de graça no Brasil: a gratuidade no transporte urbano e semiurbano, das cidades e regiões metropolitanas, é assegurado para maiores de 65 anos. Para pessoas entre 60 e 64 anos, o benefício depende de lei municipal ou estadual.
A emissão da Carteira da Pessoa Idosa é gratuita e opcional para cidadãos com 60 anos ou mais e renda de até dois salário mínimos. É possível solicitar o documento pela internet ou atendimento presencial:
- Acesse o site da Carteira da Pessoa Idosa com o login Gov.br ou se dirija até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência;
- Informe dados como nome, CPF e NIS (Número de Identificação Social), gerado pelo CadÚnico. Caso não esteja inscrito no CadÚnico, o cadastro será efetuado pelo CRAS;
- Após a solicitação, receba o documento em até 45 dias corridos;
- Imprima a carteira ou guarde a versão digital.



