Prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico apresentam proposta ao MEC e a parlamentares
O prefeito Geraldo Abade e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Quintão, formalizaram nessa terça-feira, 25, em Brasília, pedido para a instalação de uma unidade do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) em Barão de Cocais. A iniciativa é articulada junto ao Ministério da Educação (MEC), por intermédio de parlamentares.
A agenda na capital federal envolveu reunião com o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), o deputado estadual Vitório Júnior (PP), o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Marcelo Bregagnoli, e o assessor especial Sérgio Galdêncio.
A demanda é motivada pela política do governo federal de expansão de institutos federais pelo país, majoritariamente de cursos técnicos integrados ao ensino médio. O prefeito Geraldo Abade propõe disponibilizar a estrutura local da Universidade Aberta do Brasil (UAB) como base para a implantação do IFMG. O governo cocaiense viabiliza uma carta de compromisso para a cessão do imóvel.
“Estamos empenhados para que Barão de Cocais possa ofertar educação profissional de qualidade e ampliar oportunidades aos nossos jovens. A instalação de uma unidade do IFMG seria um importante marco para o desenvolvimento local”, destacou o prefeito.
Bruno Quintão afirmou otimismo com as tratativas. Segundo ele, deputados e o titular da Setec manifestaram interesse na proposta. “Conversamos com representantes do MEC e com parlamentares; todos se mostraram receptivos à proposta. A expectativa é positiva e esperamos concretizar a vinda de um campus do IFMG para Barão de Cocais em breve”, salientou.
Moradias populares
Durante a viagem à Esplanada dos Ministérios, Abade também apresentou ao deputado Reginaldo Lopes um pedido de apoio ao projeto já cadastrado no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para a construção de 40 unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida em Barão de Cocais.
O projeto protocolado na Casa Civil da Presidência da República tem como objetivo enfrentar o déficit habitacional de famílias em situação de vulnerabilidade. Geraldo Abade reforçou que o município dispõe de todas as condições para a execução do empreendimento e aguarda avanços na tramitação do projeto.



