O Dia D de Combate à Dengue, realizado no próximo sábado (29/11), é uma mobilização estadual que integra a campanha Minas Unida conta o Aedes. A ação tem o objetivo de mobilizar a comunidade no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em Itabira, a ação será no bairro Amazonas, com atividades das 8h às 13h, reunindo equipes de saúde, serviços urbanos e comunidade em um mutirão de enfrentamento ao mosquito.
A iniciativa reforça as ações de prevenção adotadas pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no período sazonal das arboviroses. O Dia D simboliza o esforço conjunto entre poder público e população para eliminar criadouros, ampliar a conscientização e reduzir riscos de novos casos.
De acordo com dados da SMS divulgados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), do Ministério da Saúde, o município já tem 1.066 casos suspeitos de dengue notificados, sendo 58 confirmados até o dia 25 deste mês.
Durante a ação no bairro Amazonas, agentes de combate a endemias farão visitas educativas com orientações sobre prevenção e combate ao mosquito da dengue, com foco na eliminação de recipientes que possam acumular água. A Itaurb também estará presente, realizando o recolhimento de materiais inservíveis, como pneus, garrafas, latas e outros objetos que representam potencial criadouro para o mosquito.
Devido ao aumento no número de casos notificados, a SMS reforça a importância da participação de toda a população para que a mobilização alcance os resultados esperados. “Cada morador tem um papel fundamental. Pequenas atitudes diárias fazem grande diferença para impedir a proliferação do mosquito e proteger toda a comunidade”, destaca a secretária de Saúde, Fabiana Machado.
Ações integradas em Minas Gerais
O Dia D faz parte da estratégia estadual de antecipar ações de combate ao Aedes. Desde 2023, Minas Gerais vem reforçañdo atividades preventivas antes do aumento sazonal dos casos, incluindo mutirões de limpeza, ações educativas, uso de tecnologia como drones e análise de dados.
Outras informações: Coordenadoria de Controle de Zoonoses : (31) 3839-2649 / 97315-0017



