Os gabaritos oficiais das provas de Ciências da Natureza e Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já estão disponíveis. Os documentos foram divulgados nesta quarta-feira (19/11) na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na área de provas e gabaritos.
Essa é a primeira vez que os gabaritos são divulgados separadamente. Até 2024, os cartões de respostas dos dois dias de exame eram publicados juntos, uma semana após a aplicação da segunda prova.
Inicialmente, o gabarito do segundo dia de Enem estava programado para ser divulgado na quinta-feira (20), mas foi adiantado após o Ministério da Educação anular três questões e acionar a Polícia Federal após relatos de possível antecipação de itens da prova em uma live no YouTube.
Ao todo, 70% dos mais de 4,8 milhões de inscritos no Enem 2025 participaram do segundo dia de provas, no domingo (16). O exame, aplicado em 1.805 municípios, contou com 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática.
Veja Também
Resultado
Apesar do gabarito, o resultado oficial das provas será divulgado apenas em janeiro de 2026. Isso porque os corretores usam a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para chegar à nota final. A tese, aplicada em cada área da prova (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), é calculada a partir de uma escala, que é como uma régua que mede o nível de conhecimento do participante.
O desempenho médio dos candidatos encontra-se no meio dessa régua, os 500 pontos. Dessa forma, as questões da prova ocupam uma posição diferente, de acordo com o nível de dificuldade. Nesse sentido, as perguntas situadas abaixo de 500 têm um nível de dificuldade menor para a maioria dos estudantes e as acima de 500, maior.
A nota da redação, por sua vez, não é calculada pelo TRI. Os textos são corrigidos um a um por milhões de avaliadores. Cada um recebe até 200 redações por dia, com o compromisso de analisar mais de 150 textos a cada três dias.
Todas as redações são avaliadas por dois professores em plataforma online, com texto sem identificação. Cada um desconhece a nota atribuída pelo outro. Se a discrepância das notas for superior a 100 pontos, no total, ou 80 pontos em uma das cinco competências avaliadas, um terceiro professor fará a correção.
A nota final da redação, que pode chegar até 1.000, é a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximam. Em caso de textos com até sete linhas ou que fogem ao tema proposto, a redação é zerada pelos avaliadores. O mesmo pode acontecer no caso de texto inelegível, folha de redação em branco ou cópia de texto(s) da prova de redação.



