O advogado e professor Marcelo Andrade Mendonça, de 43 anos, morreu após ser esfaqueado dentro de seu escritório, em Viçosa, na Zona da Mata mineira, na sexta-feira (14). Um cliente da vítima, de 53 anos, foi preso em flagrante suspeito de cometer o crime, de acordo com a Polícia Militar.
De acordo com a Polícia Militar, a corporação foi acionada e, ao chegarem ao local, encontraram a porta do escritório quebrada e o suspeito contido por testemunhas. Marcelo Mendonça chegou a ser socorrido e levado ao Hospital São Sebastião, mas não resistiu aos ferimentos.
Testemunhas relataram à PM que a vítima havia marcado uma reunião com o cliente para a entrega de um documento. O suspeito chegou ao escritório acompanhado da esposa. Durante a conversa, ele teria se exaltado e iniciado uma discussão.

A briga se intensificou na recepção, onde o advogado iria mostrar um documento no computador de uma funcionária. Após ver o arquivo, o cliente teria acusado o advogado de “jogar para os dois lados”. A funcionária se afastou e, ao retornar, viu o advogado sangrando.
Ainda segundo a PM, um estagiário ouviu os pedidos de ajuda, correu para a recepção e conseguiu segurar o suspeito, que ainda estava com a faca em mãos. A perícia foi acionada e a Polícia Civil vai investigar o caso.
Trajetória profissional
Marcelo Andrade Mendonça era sócio de um escritório em Viçosa. Formado em Direito pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), o advogado tinha pós-graduação e mestrado. Ele atuou como professor do curso de Direito na Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP) entre 2012 e 2023. Desde 2018, exercia a função de procurador municipal em Viçosa.
Repercussão e luto
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Viçosa lamentou a morte do colega em nota, afirmando que tomará todas as providências cabíveis para que o crime seja rigorosamente investigado.
“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do advogado Marcelo Andrade Mendonça, brutalmente assassinado dentro de um escritório enquanto exercia sua função. Sua partida representa uma perda imensa para toda a advocacia, atingindo-nos de forma profunda e revoltante.”
A Faculdade Dinâmica, onde Marcelo atuou como professor, também manifestou profunda tristeza pela perda do ex-docente.



