Itabira testemunhou um marco histórico nesta semana: Lukinha DDG (Jefferson Lucas), Artista e gestor de projetos e empreendedor fundador do Instituto Lukinha DDG e CEO da DDG Business, tornou-se o primeiro itabirano a conquistar as duas principais comendas concedidas pela cidade — a Medalha do Minério e a Medalha Carlos Drummond de Andrade.
O feito reforça não apenas a trajetória de destaque de Lukinha, mas também a representatividade de sua caminhada, que nasceu nas periferias de Itabira e ganhou projeção em diferentes áreas, unindo cultura, empreendedorismo e impacto social e levando o nome de Itabira para o mundo, destacando sua representatividade internacional.
A Medalha do Minério, criada para homenagear personalidades que contribuem para o desenvolvimento econômico, social e comunitário de Itabira, reconheceu em Lukinha o trabalho como empreendedor e articulador de projetos que geram emprego, renda e oportunidades para centenas de jovens. Concedida pelo Vereador Neidson de Freitas em 2022.

Já a Medalha Carlos Drummond de Andrade, que celebra aqueles que promovem a cultura e fortalecem a identidade itabirana, destacou a contribuição de Lukinha como artista e gestor cultural, promovendo ações em prol da juventude, da arte urbana e da democratização do acesso à cultura. Concedida pelo Vereador Leandro Pascoal 2025.
Lukinha DDG também já recebeu o Título de Utilidade Pública Municipal, concedido ao Instituto Lukinha DDG em reconhecimento ao seu relevante trabalho social em Itabira. Ao longo dos últimos 12 anos, acumulou ainda três congratulações e moções de aplauso da Câmara Municipal de Itabira, propostas por diferentes vereadores que reconheceram sua contribuição para a cidade.
No cenário estadual, Lukinha também soma diversos reconhecimentos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que destacaram sua atuação como artista, gestor cultural e empreendedor, sempre comprometido com desenvolvimento sustentável.
Lukinha ressaltou o simbolismo do reconhecimento:
“Receber essas duas medalhas em Itabira é mais do que uma conquista pessoal; é a prova de que a periferia também constrói, transforma e inspira. Esse reconhecimento é de todos que acreditam que a arte, a educação e o empreendedorismo podem mudar destinos.”
A dupla honraria coloca Lukinha DDG em um lugar singular na história de Itabira, consolidando-o como um dos nomes importantes da nova geração de lideranças locais — alguém que carrega, ao mesmo tempo, o orgulho da cultura itabirana e a força do empreendedorismo e trabalha para o desenvolvimento econômico e sustentável.