No sábado, dia 27 de setembro, a partir das 10 horas, as Defesas Civis Municipais e a Vale realizarão o simulado prático de emergência das barragens Alcindo Vieira, Borrachudo, Borrachudo II, Cemig I, Cemig II, Dique Quinzinho, Jirau, Piabas e Santana, nos municípios de Itabira e de Santa Maria de Itabira.
A ação será direcionada à população que reside, trabalha ou transita na Zona de Autossalvamento – ZAS dessas estruturas, abrangendo áreas internas da empresa e comunidades.
O simulado é direcionado para os moradores dos seguintes bairros/comunidades em Itabira: Borrachudo, Monjolo da Carolina, Mandembo, Rocinha, Quintas da Rocinha, Padres, Gatos, São Pedro, Gaspar e Zona Rural.
Em Santa Maria de Itabira, o simulado será destinado aos bairros/comunidades de Gaspar, Flor do Vale, Morro do Vale, Córrego dos Lages, Cordeiros, Morro Queimado/Chácara, Piteiras, Soares e Zona Rural. Durante o simulado, haverá interdições temporárias de trânsito das 9h45min às 10h45min. As vias que serão interditadas podem ser consultadas no site vale.com/paebm.
Não houve alteração nas condições de segurança dessas estruturas. A atividade, anual e preventiva, atende aos requisitos legais do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). O objetivo da ação é alavancar a cultura de prevenção e orientar os moradores que vivem na área, além de visitantes, órgãos públicos e empregados da empresa sobre como agir em uma eventual situação real de emergência.
A participação no simulado é facultativa e um direito da população, sendo uma oportunidade para conhecer as medidas de segurança e de autossalvamento. A atividade também é importante para que representantes dos órgãos públicos verifiquem e avaliem se a sinalização de emergência e o sistema de alerta e alarme estão operando corretamente.
No horário do exercício simulado, ocorrerá o toque real de sirenes – antes, será emitida uma mensagem informando que se trata de um simulado. Ao ouvir o alerta sonoro, as pessoas que estiverem nas Zonas de Autossalvamento – ZAS deverão seguir as placas de rotas de fuga e se dirigir ao ponto de encontro mais próximo, que são os locais seguros. Os participantes serão recebidos por uma equipe que finalizará a atividade.
Também neste simulado, as Defesas Civis e a Vale farão o uso do aplicativo PROX, em que informações de órgãos de proteção e defesa são compartilhadas em tempo real. No momento do exercício, as pessoas que baixaram o aplicativo no celular, receberão mensagem informando sobre o início do Simulado.