A concessionária Nova 381 negou, na manhã desta segunda-feira (15/09), que a cobrança de pedágio já tenha começado nas praças de João Monlevade e Caeté, na BR-381. Desde o fim de semana, circulam nas redes sociais mensagens afirmando que a tarifa teria entrado em vigor nesta data.
Segundo a Nova 381, a cobrança está prevista para setembro, mas ainda sem uma data definida. O início só poderá ocorrer após autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que precisa atestar o cumprimento das exigências de manutenção e melhorias previstas em contrato e publicar a decisão no Diário Oficial da União.
Ao todo, serão cinco praças de pedágio sem cancela, no modelo free flow: Caeté (km 411,850), João Monlevade (km 345,270), Jaguaraçu (km 280,150), Belo Oriente (km 227,500) e Governador Valadares (km 176,550).
Pagamento
O valor das tarifas ainda não foi definido. A Nova 381 informou que os motoristas poderão pagar pelos seguintes meios:
- Aplicativo Nova381 (Pix, cartão de crédito e débito);
- Totens espalhados em postos, restaurantes e unidades de atendimento ao usuário (Pix, cartão de crédito e débito);
- Tags de pedágio, com desconto de 5% para veículos de passeio e caminhões. Motoristas frequentes terão abatimento progressivo e 30 viagens você chega no desconto máximo.
A concessionária reforçou que os pórticos não funcionam como radares, mas os condutores devem respeitar a velocidade máxima permitida em cada trecho.