Foi inaugurada na tarde da última quinta-feira (28/08), a Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de João Monlevade. A base, coordenada pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência do Médio Piracicaba – Cisurg Médio Piracicaba, prestará seus serviços através do número 192 e fica situada na avenida Camburi, no bairro Sion. O serviço é uma parceria do município com o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, e com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde.

Durante a inauguração, o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), demonstrou sua satisfação em poder inaugurar uma base do Serviço no município, uma iniciativa que estava entre as prioridades de sua administração. “A inauguração do SAMU em João Monlevade é um marco histórico e a realização de um desejo antigo. Sonhamos e trabalhamos por esse dia e não medimos esforços, nos últimos anos, para viabilizar a vinda do Samu para nossa cidade. É um grande ganho para a população, que agora terá, juntamente com o Sevor e com o Corpo de Bombeiros, mais um serviço de atendimento de urgência e emergência de relevância e renome, reconhecido pela eficiência de sua atuação”, afirmou o prefeito.

Já a vice-prefeita, Dorinha Machado (MDB), deu boas vindas aos integrantes do Samu e lhes desejou sucesso em sua atuação. “Desejo a todos os ‘samuzeiros’ força, saúde e sucesso em sua atuação, pois dedicação, competência e profissionalismo todos nós sabemos que não irão faltar”, salientou Dorinha.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, o empenho e a dedicação de muitos personagens foi de fundamental importância para a implantação do Samu, principalmente a do prefeito, Dr. Laércio Ribeiro. “É um dia especial, em que nos orgulhamos de receber autoridades para celebramos, juntos, uma vitória muito importante para João Monlevade e região. Agradeço, de coração, o empenho de todos que tornaram esse sonho uma realidade”, disse Raquel.
Em sua fala, o presidente da Câmara Municipal de João Monlevade, vereador Fernando Linhares (Podemos), ressaltou a posição de destaque de João Monlevade em âmbito estadual, em relação aos serviços de atendimento de urgência e emergência. “Hoje, sem qualquer dúvida, João Monlevade é um município de destaque no Estado de Minas Gerais em relação aos serviços de atendimento de urgência, com o já reconhecido trabalho realizado pelo Sevor e pelo Corpo de Bombeiros, que agora se somam ao Samu. Isso é um motivo de grande orgulho para todos nós monlevandenses”, destacou Fernando.
O secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti, parabenizou o município pela aquisição do Samu e enalteceu o trabalho desenvolvido pelo serviço. “Fiz questão de estar aqui hoje para acompanhar de perto essa importante inauguração. Nosso desafio é implantar o Samu em todos os municípios de Minas Gerais, o que não é uma tarefa fácil, já que nosso Estado possui 853 municípios e é maior que muitos países da Europa, mas seguimos firmes nesse propósito. Agradeço e parabenizo João Monlevade pela inauguração do Samu através do prefeito, Dr. Laércio Ribeiro, que não mediu esforços para que isso acontecesse”, frisou o secretário.

Presenças
Estiveram presentes, o presidente do Cisurg Médio Piracicaba e prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), assim como os prefeitos de São Domingos do Prata, Fernando Rolla (Avante), Rio Piracicaba, Augusto Henrique (Cidadania), Bela Vista de Minas, Samantha Ávila (PSDB), a vice-prefeita de Rio Piracicaba, Aparecida Araújo (Cidadania) e o vice-prefeito de Itabira, Marco Antônio Gomes (PRD).

Também prestigiaram o evento os deputados estaduais Tito Torres (PSD) e Adriano Alvarenga (PP), os vereadores Belmar Diniz (PT), Sassá Misericórdia (Cidadania), Alysson Barcelos (Avante), Thiago Titó (MDB), Zuza do Socorro (Avante), Maria do Sagrado Coração (PT), Sinval Jacinto (PL), Leles Pontes Pontes (Republicamos), Marquinho Dornelas (Republicanos) e Revetrie Teixeira (MDB), a secretária executiva do Cisurg, Viviane Duarte, o diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, Maurício Geraldo Marques, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Serviço Voluntário de Resgate (Sevor), Brigada Florestal Voluntária, Hospital Margarida e de diversas entidades de classe, secretários e servidores municipais e convidados.
