Na noite desse sábado (24/08), uma operação da Polícia Militar resultou na prisão de quatro homens, por tráfico ilícito de drogas e porte ilegal de arma de fogo no bairro Machado, em Itabira. A ação foi desencadeada após denúncia anônima informar que, os suspeitos estariam comercializando entorpecentes na entrada de um conjunto de kitnets na rua Gameleira, além de intimidar moradores e manusear armas de fogo.
Com base nas informações recebidas, as equipes do 26º Batalhão da Polícia Militar organizaram uma abordagem tática. Dois policiais se posicionaram em ponto estratégico e observaram os quatro indivíduos, sendo que um deles portava uma arma. Simultaneamente, outra equipe se aproximou do imóvel e, por uma janela, flagrou os suspeitos fracionando e embalando drogas sobre uma cama, com uma arma de fogo ao lado.
Durante a incursão, um dos homens tentou se desfazer da arma, arremessando-a para o quintal. Todos foram contidos e revistados. No local, os militares encontraram porções de maconha e cocaína, meia barra fracionada, balanças de precisão, sacos plásticos para embalo, dinheiro em espécie e uma pistola calibre 9mm carregada com 17 munições. Um dos detidos também portava um carregador com quatro munições na cintura.

Com o auxílio do cão farejador Comaf, foram localizados quatro pés de maconha cultivados no quintal. Um binóculo foi apreendido, indicando possível monitoramento da movimentação na área. Os celulares de três dos envolvidos foram recolhidos, suspeitos de serem utilizados para comercialização das drogas por meio de aplicativos de mensagens.
Os quatro homens, com idades entre 22 e 30 anos, foram conduzidos à sede do 26º BPM para registro da ocorrência. Nenhum deles apresentou resistência física, e não houve necessidade de atendimento médico. Uma motocicleta vermelha, estacionada irregularmente em frente ao imóvel, foi removida ao pátio credenciado.
Todos os materiais apreendidos, incluindo drogas, arma, munições e celulares, foram encaminhados à Polícia Judiciária para as providências legais.