O último sábado (23/08), foi marcado pela primeira edição do Caminho das Três Marias, evento que reuniu fé, história e devoção em um percurso de 16 quilômetros pela Estrada Real. Mais de 300 pessoas participaram da caminhada, que teve início na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Ipoema, seguindo até a Matriz de Nossa Senhora do Carmo, no distrito de Senhora do Carmo, com uma parada especial na Igreja Nossa Senhora Rainha da Paz, na comunidade de Duas Pontes.
O nome “Caminho das Três Marias” faz referência às três imagens marianas que abençoam o percurso: Nossa Senhora da Conceição (Ipoema), Nossa Senhora Rainha da Paz (comunidade de Duas Pontes) e Nossa Senhora do Carmo (Senhora do Carmo). A caminhada é uma experiência que une fé, turismo religioso e a valorização cultural e histórica dos distritos de Itabira.

A inciativa entra para o calendário anual de eventos como uma importante festa religiosa em agosto, mês dedicado à Assunção de Maria, ao Imaculado Coração de Maria e à reflexão sobre as vocações na Igreja Católica, reforçando o simbolismo e a devoção que inspiraram a caminhada.
A peregrinação, organizada por moradores locais, contou com o apoio da Prefeitura de Itabira e teve a participação de caminhantes dos distritos de Ipoema e Carmo, além de diversas cidades da região. O trajeto foi marcado por momentos de oração, bênçãos e acolhida.

O prefeito Marco Antônio Lage percorreu todo o trajeto e reafirmou a importância do evento para atrair ainda mais turistas. “A caminhada religiosa resgata as melhores tradições desse nosso lugar e cria também mais um produto turístico da religiosidade da nossa região”, disse.

Na comunidade de Duas Pontes os caminhantes foram recebidos com um farto café feito pelos moradores. Ainda no local o Padre Martin, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, abençoou os peregrinos. Nas três igrejas que fizeram parte do percurso foram plantadas mudas de Lágrima de Nossa Senhora.
A advogada Ana Luiza Valadares, moradora de Duas Pontes, elogiou a organização e a participação da comunidade. “A experiência que eu tive nessa caminhada foi ímpar, um momento para a gente sentir a presença de Deus. Eu achei muito organizada, com água, banheiros e toda a estrutura. É muito importante a união dos distritos, e agora com o asfalto de Ipoema ao Carmo, o evento pode fomentar também o turismo para que tenha mais atrativos na região”, reforçou a jovem caminhante.

Com cânticos, orações e muita fé, o Caminho das Três Marias reafirma-se como um evento de encontro espiritual de tradição cultural e união das comunidades de Itabira.
