Uma operação realizada na manhã desta sexta-feira, 22 de agosto resultou na descoberta de um esquema de garimpo ilegal, em uma mina supostamente desativada, localizada na zona rural de Itabira. A ação contou com a atuação da Polícia Militar de Meio Ambiente, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar e equipes do 26º BPM, e ainda terá intervenção do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).

Segundo as informações, durante uma averiguação de rotina no local, já conhecido por práticas de garimpagem, militares se depararam com diversos veículos estacionados próximo ao ponto de vistoria. Diante da suspeita, a área foi cercada, e foi solicitado o reforço das equipes do policiamento ostensivo do 26º Batalhão da Políca Militar.

Com a chegada do apoio, os policiais entraram na área da mina e abordaram vários suspeitos. Inicialmente nada de ilícito foi encontrado, os militares desconfiaram de um portão de ferro, que dava acesso a túneis subterrâneos. A entrada estava trancada, sendo necessário o acionamento do Corpo de Bombeiros para a utilização de um alicate hidráulico.

Ao acessar os túneis, foi confirmada a prática de garimpagem no interior da mina. Em uma parte elevada das galerias, escondidos entre pedras, os policiais localizaram grande quantidade de explosivos, incluindo dinamites, cordel detonante e espoletas. Próximo ao local, outro túnel escavado em um barranco com aproximadamente 150 metros de extensão foi identificado, evidenciando a continuidade da atividade ilegal.

As buscas se estenderam a um alojamento improvisado, na área de uma fazenda próxima, onde foram encontradas munições e materiais de origem duvidosa. Diante da gravidade da situação, o BOPE foi acionado para realizar o recolhimento e o transporte seguro dos explosivos, que serão detonados de forma controlada em local adequado, garantindo a segurança da população e das equipes envolvidas na operação.

A Polícia Militar informou, que as investigações prosseguem para identificar outros envolvidos no esquema e, apurar a origem dos materiais apreendidos. Todo o material recolhido foi encaminhado às autoridades competentes, e os detidos permanecem à disposição da Justiça.
Materiais apreendidos:
- 16 Bananas de dinamite;
- 103 Invólucros com anfo;
- 03 Metros de cordel detonante;
- 69 Espoletas para dinamite;
- 12 Cartuchos calibre 32;
- 02 Aparelhos celulares;
- 01 Invólucro contendo pedras (escória ou esmeraldas)
- 01 Invólucro contendo joias ou semijoias.