O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Elisabeth Glicéria, localizado no bairro São Francisco, foi oficialmente entregue à comunidade após passar por uma ampliação do espaço e reforma completa da estrutura. Com as obras de reforma e ampliação, o espaço pode receber mais alunos, aumentando o atendimento de 50 crianças de 6 meses a menores de quatro anos, para 65. A Educação Infantil ganha mais um reforço para atender a comunidade.

A ampliação no número de vagas beneficia famílias itabiranas, garantindo mais conforto, segurança e qualidade no atendimento às crianças. Com a reforma, foi ampliada uma sala de aula, troca do piso externo e a reestruturação da cobertura do caramanchão, criando um espaço mais acolhedor para os pequenos.

O prefeito Marco Antônio Lage visitou a unidade na última sexta-feira (15), e acompanhou de perto as melhorias implementadas. “Educação é uma prioridade da nossa gestão. Investir nas estruturas das unidades escolares é investir no futuro das nossas crianças. Ver o CMEI Elisabeth Glicéria mais moderno e acessível nos enche de orgulho e reforça o compromisso da Prefeitura com a primeira infância”, destacou o prefeito.

Histórico do CMEI
O CMEI Elisabeth Glicéria foi autorizado a funcionar em 2004, inicialmente com o nome de Centro de Educação Infantil Menino Jesus I, sob gestão da Associação de Proteção à Infância Nosso Lar. Em 2015, passou para responsabilidade direta da Prefeitura de Itabira, sendo rebatizado para homenagear a educadora Elisabeth Glicéria Pascoal de Souza, figura marcante da educação itabirana, que dedicou sua vida ao ensino e à formação cidadã de gerações.

Graduada em Estudos Sociais e licenciada em Geografia, com especialização em Psicopedagogia, Beth – como era carinhosamente chamada – deixou um legado de dedicação e compromisso com a educação em Itabira.

“A minha mãe sempre nos mostrou o caminho do amor, do respeito, do cuidado e da educação. Ela sempre nos dizia que era por meio da educação que a gente poderia alcançar outros espaços, realizar nossos sonhos. Eu sou muito grata a todos esses ensinamentos. E queria agradecer a todos pela sensibilidade de cuidar das crianças, pois são elas as responsáveis, no futuro, por uma cidade melhor”, disse Walquíria Souza, filha da homenageada.