Alunos de baixa renda terão passe estudantil integral nos ônibus do transporte coletivo de Itabira. O benefício será garantido aos usuários inscritos no CadÚnico e que utilizam o sistema público para o deslocamento de casa para a escola e da escola para casa, independente da instituição em que estuda. O cadastramento para o fornecimento do passe neste segundo semestre de 2025 tem início nesta quarta-feira, 13 de agosto, e vai até a próxima sexta-feira (15/08), somente pela internet.
O cadastro deve ser feito por meio do link https://forms.gle/A8giEBGG3mFYiEBh8. Para ter acesso ao passe integral, o aluno ou responsável deve apresentar a comprovação de vínculo do estudante em programas sociais. Serão aceitos o comprovante de inscrição no CadÚnico, emitido pelo site https://cadunico.dataprev.gov.br, ou a declaração de inclusão, que poderá ser emitida pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Para os demais estudantes, a Secretaria Municipal de Educação (SME) seguirá garantindo o benefício do meio-passe estudantil, de acordo com a Lei Municipal nº 4.665/2014. Os alunos terão a recarga de metade do valor da passagem para o trajeto casa-escola-casa, conforme determina o artigo 2º da legislação. Têm direito ao benefício qualquer estudante do município, também independente da instituição que frequenta.
Todos os pedidos serão analisados pelas equipes da SME. A pasta reforça que o envio incompleto dos documentos poderá provocar o indeferimento da solicitação ou o atraso na concessão do benefício. Os estudantes devem ficar atentos aos prazos e providenciar a documentação no prazo estipulado.
Outras informações sobre o meio-passe estudantil podem ser consultadas na Secretaria Municipal de Educação (SME) pelos telefones 3839-2641, 3839-2811 ou 3839-2670.