Mais uma importante ação de cuidado com os animais foi realizada em Itabira nesse final de semana. Nos dias 2 e 3 de agosto, o mutirão de castração chegou aos bairros Gabiroba e Fênix, garantindo atendimento gratuito para tutores que aguardavam pela oportunidade de castrar seus cães e gatos perto de casa. Ao todo, 258 animais foram castrados nos dois dias de ação.
O mutirão faz parte do projeto Chamada dos Bichos, uma iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o Instituto ARBO e apoio da Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal (Semapa).

No sábado, a estrutura foi montada no CRAS Gabiroba. Já no domingo, o atendimento aconteceu na UBS Machado, no bairro Fênix. A equipe recebeu moradores com carinho e atenção, orientando sobre os cuidados no pré e pós-operatório dos animais.
Além da castração, quem compareceu ao mutirão no bairro Gabiroba também pôde aproveitar o atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social, que esteve presente com o serviço de cadastro e atualização no CadÚnico.
Só no primeiro semestre de 2025, a Prefeitura já viabilizou a castração de mais de 800 animais em diferentes regiões da cidade e nos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo. A iniciativa envolve várias mãos do setor público como a Semapa, Departamento de Zoonoses, Secretaria Municipal de Saúde, Supash e outros parceiros que acreditam na causa animal e no cuidado com a saúde pública.