A educação itabirana celebra um avanço significativo no programa Alfabetização na Idade Certa. De acordo com dados do Indicador Criança Alfabetizada, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesse mês de julho, o município alcançou 68,15% das crianças alfabetizadas em 2024. O número representa um salto de 11 pontos percentuais em relação a 2023, quando o índice era de 57,2%.
O resultado foi obtido a partir das análises do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) e integra o eixo de avaliação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A iniciativa do Governo Federal tem como meta alfabetizar até 2030, pelo menos, 80% das crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
Para a secretária municipal de Educação, Edna Carvalho, o resultado é fruto de um trabalho contínuo, estratégico e coletivo. “Esse avanço representa muito mais do que um número. É o reflexo do comprometimento de nossos professores, gestores escolares e toda equipe pedagógica. Estamos construindo, com responsabilidade e investimento, uma política de alfabetização sólida, com foco na formação docente e no acompanhamento sistemático das aprendizagens”, destacou.

A Secretaria Municipal de Educação vem adotando diversas medidas para fortalecer o processo de alfabetização na rede municipal. Entre elas estão as visitas técnicas frequentes às escolas, com foco no aprimoramento das práticas pedagógicas voltadas à leitura e à escrita, e a oferta de formação continuada para professores da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental.
Durante o primeiro semestre de 2025, os profissionais da educação passaram por diversas capacitações que tiveram temáticas como fluência leitora, estratégias de leitura, alfabetização e letramento matemático, produção de texto, dentre outras. Para o segundo semestre, as ações formativas serão intensificadas. Além disso, os profissionais da pré-escola e das creches participarão do Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI) em horário de trabalho, enquanto os professores dos anos iniciais seguirão com encontros formativos mensais, durante as reuniões pedagógicas.
Outro instrumento estratégico adotado pelo município foi a aplicação do Sistema de Avaliação das Escolas Municipais de Itabira (SAEMI), realizado em julho com estudantes do 2º ao 9º ano. A partir dos resultados obtidos, a secretaria poderá planejar intervenções pedagógicas pontuais, garantindo o apoio necessário para que mais estudantes avancem no processo de aprendizagem.
“Seguiremos firmes na missão de garantir o direito à alfabetização na idade certa, com equidade e qualidade. Os números mostram que estamos no caminho certo, mas nosso compromisso é continuar avançando, sempre com foco no bem-estar e no desenvolvimento pleno das nossas crianças”, concluiu a secretária Edna Carvalho.