A Polícia Rodoviária Federal (PRF) identificou o veículo que teria provocado o grave acidente registrado na noite de segunda-feira (14/07), no km 320 da BR-381, em Nova Era (MG). Segundo a corporação, trata-se de um Renault Kwid branco, que teria ignorado a sinalização de parada obrigatória ao atravessar repentinamente a rodovia para acessar a pista no sentido João Monlevade.
De acordo com a área de inteligência da PRF, o condutor do Kwid fugiu do local sem prestar socorro às vítimas. A versão foi confirmada por uma testemunha entrevistada pelo Portal Rede Nova Era, que presenciou o momento do acidente.

A manobra irregular forçou o motorista do ônibus da empresa Gontijo — que vinha de Nanuque (MG) com destino a Belo Horizonte a desviar para a contramão, colidindo frontalmente com uma van da Secretaria de Saúde de Timóteo, que seguia no sentido contrário, em direção a Ipatinga.
O modelo do automóvel é diferente do divulgado ainda nas primeiras horas após o desastre, quando se informou que seria um Volkswagen Gol.

Duas mortes e três feridos
Na van, estavam sete pessoas. A passageira Edna Aparecida Cruz morreu na hora, e o motorista Ari Lúcio Ribeiro das Dores ficou preso às ferragens, foi retirado em estado grave pelo Serviço Voluntário de Resgate (Sevor) e levado ao Hospital Margarida, em João Monlevade, onde faleceu após dar entrada.
Outros três ocupantes ficaram feridos e foram socorridos pelo Grupo de Atendimento Voluntário de Emergência (Gave) ao Hospital São José, em Nova Era.
Os 26 passageiros do ônibus não sofreram ferimentos.

Luto oficial
Em nota, a Prefeitura de Timóteo lamentou as mortes, confirmou a identidade das vítimas e decretou luto oficial de três dias. A administração também enviou equipes a João Monlevade para prestar apoio às vítimas e familiares.
A PRF segue em diligências para localizar o condutor do Kwid branco, que pode responder por homicídio culposo na direção e omissão de socorro.