Uma pesquisa do Instituto Veritá com as intenções de voto para as eleições ao governo de Minas Gerais em 2026, divulgada neste sábado (29/03), apontou que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) está na frente da disputa. Segundo o levantamento, Nikolas tem 30,9% da preferência do eleitorado e é seguido pelo senador Cleitinho (Republicanos-MG), que registrou 22,9%.
Em seguida, os nomes citados no levantamento são o do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (Republicanos-MG), com 17,4% da preferência; do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com 10,3%; e do vice-governador de Minas Gerais, Matheus Simões (Novo), com apenas 2,9%.
Já em um outro cenário, sem o senador Cleitinho, Nikolas aparece com larga vantagem sobre os outros três rivais, anotando 44,8% das intenções de voto, contra 20,9% de Kalil; 13,2% de Pacheco; e 3,4% de Simões. Contabilizando apenas os votos válidos entre esses nomes, como ocorre nas eleições, o deputado do PL já teria, inclusive, 54,4% da preferência, o suficiente para vencer em primeiro turno.
O levantamento ouviu 2.041 eleitores mineiros em 55 municípios entre os dias 21 a 25 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.