O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, morreu aos 77anos, nesta quarta-feira (26/03). A morte foi confirmada pela assessoria de imprensa do político. A morte foi confirmada pela assessoria de imprensa do político e pela prefeitura de Belo Horizonte.
Fuad Jorge Noman Filho nasceu em 30 de junho de 1947, em Belo Horizonte. Economista, escritor e torcedor do Atlético Mineiro, ele foi pai de dois filhos e avô de quatro netos. A vida de Fuad foi marcada por superação desde a infância, quando perdeu a mãe e começou a trabalhar no bar da família no centro da capital mineira.
Fuad serviu o Exército brasileiro por 10 anos. Durante o período, ele concluiu a graduação em economia. Posteriormente, foi aprovado em concurso público para o cargo de auditor fiscal no Banco Central.
Sua carreira inclui passagens por diversas funções públicas ao nível municipal, estadual e federal, ocupando os seguintes cargos:
- Secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República;
- Diretor do Banco do Brasil;
- Presidente da BrasilPrev;
- Consultor do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o governo de Cabo Verde;
- Secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais;
- Secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas de Minas Gerais;
- Secretário Extraordinário da Copa do Mundo em Minas Gerais;
- Presidente da Gasmig;
- Secretário de Estado Extraordinário para a Coordenação de Investimentos; e Secretário Municipal de Fazenda de Belo Horizonte.
Em 2020, Noman foi eleito vice-prefeito de Belo Horizonte na chapa de Alexandre Kalil. Com a renúncia de Kalil em 2022, Fuad assumiu o comando da cidade. Em 2024, ele foi reeleito prefeito, alcançando 53,73% dos votos válidos no segundo turno contra Bruno Engler (PL), após iniciar a disputa fora dos três primeiros lugares nas pesquisas.
Veja a nota da Prefeitura de Belo Horizonte na íntegra:
“É com profundo pesar que a Prefeitura de Belo Horizonte informa o falecimento do prefeito Fuad Noman, ocorrido nesta data.
Fuad Noman dedicou décadas de sua vida ao serviço público, sempre pautado pelo compromisso com a ética, o diálogo e o bem-estar da população de Belo Horizonte. Economista por formação, com sólida trajetória na administração pública, Fuad ocupou importantes cargos no Governo Federal, Governo de Minas Gerais e na Prefeitura de Belo Horizonte, sempre deixando marcas de competência, responsabilidade e sensibilidade social.
Em 2022, assumiu o cargo de prefeito da capital mineira, e desde então conduziu a cidade com serenidade, firmeza e espírito público.
Fuad era conhecido por seu trato gentil, sua capacidade de escuta e seu amor por Belo Horizonte. Um homem público íntegro, cuja história se confunde com o desenvolvimento da nossa cidade.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e todos os cidadãos belo-horizontinos que perdem não apenas um líder, mas um exemplo de ser humano. A cidade se despede com gratidão e reverência.
Informações sobre o velório e homenagens serão divulgadas em breve.”
Prefeitura de Belo Horizonte