Uma nova equipe de astronautas entrou neste domingo (16/03) na Estação Espacial Internacional (ISS) para resgatar os colegas retidos há mais de nove meses, de acordo com imagens transmitidas.
Pouco depois das 5h45, essas imagens mostram os astronautas que chegaram a bordo da nave Crew Dragon, da SpaceX, abraçando a dupla na estação espacial. Butch Wilmore e Suni Williams estão retidos a bordo da ISS desde junho passado, na sequência de falhas na nave espacial Boeing Starliner que os transportava.
A nave, que fez o primeiro voo tripulado, sofreu problemas de propulsão e foi considerada incapaz de regressar à Terra. O que inicialmente se previa ser uma viagem de alguns dias durou mais de nove meses para Wilmore e Williams, período bem mais longo do que as habituais rotações de seis meses dos astronautas a bordo da ISS.
Eles poderão iniciar o regresso na próxima quarta-feira (19), alguns dias após a chegada da nova tripulação. A estadia dos dois astronautas é mais curta do que o recorde espacial norte-americano de 371 dias, estabelecido pelo astronauta da Nasa, a agência espacial norte-americana, Frank Rubio, a bordo da ISS em 2023, ou o recorde mundial do cosmonauta russo Valeri Polyakov, que passou 437 dias consecutivos a bordo da estação espacial Mir.



