Município é um dos poucos com mais de 100 mil habitantes a receber o selo do projeto #BoraVacinar, entregue pela Secretaria de Estado de Saúde, Ministério Público e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems)
Atividades itinerantes, fortalecimento da comunicação, eventos temáticos e a reestruturação das unidades de saúde foram algumas das ações que levaram Itabira a ampliar a cobertura vacinal para crianças de até dois anos. O município atingiu as metas preconizadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) em 12 das 14 vacinas obrigatórias para a primeira infância e foi reconhecido com o Selo Prata do projeto #BoraVacinar, encabeçado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG), Ministério Público de Minas Gerais, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems) e Associação Mineira de Municípios (AMM).
Apenas sete municípios com mais de 100 mil habitantes conseguiram alcançar as metas do PNI infantil em Minas Gerais. Para receber o selo, Itabira atingiu, em 2024, cobertura superior a 95% em quase todos os imunizantes disponíveis na rede pública para a primeira infância, um fato inédito e que só foi possível graças à mobilização da Secretaria Municipal de Saúde para a ampliação da cobertura.
“Nós saímos de dentro das unidades básicas e realizamos ações externas, como nas escolas, por exemplo. Também tivemos ações robustas de comunicação, que sensibilizaram a população sobre a importância da vacinação. Estivemos em eventos municipais para fortalecer ainda mais esse trabalho de conscientização e chamamos os pais e responsáveis para regularizar os cartões de vacinas das crianças. Além disso, ampliamos o horário de atendimento quando foi necessário e investimos em estrutura. Hoje, todas as nossas unidades básicas possuem salas para vacinação, o que antes não era uma realidade”, explica a secretária municipal de Saúde, Fabiana Machado.
Já o prefeito Marco Antônio Lage comemorou o avanço. “Especialmente em tempos que surgem teorias antivacinas e muitas mentiras sobre a imunização, conquistar esse resultado mostra que estamos no caminho certo em Itabira. Fico feliz de que a população tenha atendido aos chamados da Secretaria Municipal de Saúde e muito satisfeito por ver as nossas equipes tão empenhadas numa missão que é tão importante. Imunizar é prevenir. Quanto mais ampliarmos a cobertura vacinal, mais teremos uma cidade saudável”, diz.
#BoraVacinar
O Projeto #Bora Vacinar tem o objetivo de fomentar as ações municipais para aumento da cobertura vacinal em Minas Gerais. O Selo Ouro é concedido aos municípios que atingiram as metas de cobertura de vacinação estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunização infantil em todos os 14 imunizantes preconizados. Já o Selo Prata é concedido para os municípios que atingiram as metas de cobertura em 10 a 13 dos imunizantes acompanhados.
Para a entrega do selo, são consideradas as seguintes vacinas:
- BCG
- Rotavírus
- Pneumo 10
- Meningo C
- Penta (DTP/HepB/Hib)
- Polio Injetável (VIP)
- Febre Amarela
- Pneumo 10 (1º reforço)
- Meningo c (1º reforço)
- Tríplice viral – 2ª dose
- Polio oral Bivalente
- DTP (1º reforço)
- Varicela
- Hepatite A infantil
Em 2025, 418 municípios receberam o Selo #BoraVacinar. Além de Itabira, apenas Coronel Fabriciano, Divinópolis, Ipatinga, Patos de Minas, Uberlândia e Muriaé aparecem na lista entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. A entrega dos selos ocorreu durante o Conexão Minas-Saúde 2025, evento que teve a participação do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, e o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.