O instituto MetSul Meteorologia emitiu nesta sexta-feira (08/11) um alerta sobre a intensificação das chuvas em partes do Sudeste e do Centro-Oeste brasileiros. O aviso começa a valer ainda na tarde de sexta-feira, durando todo o fim de semana. Esses acumulados em áreas isoladas podem alcançar um nível excessivo, trazendo o risco de transbordamento de rios e córregos, inundações e enxurradas.
A razão para o alerta está na formação de um ciclone extratropical no oceano Atlântico, a leste do Sul brasileiro. Uma frente fria associada a esse ciclone avança pelas regiões Centro-Oeste e Sudeste, reforçando a instabilidade em áreas específicas.
Na sexta-feira (8), os estados com o maior risco são Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso e partes de Minas Gerais, notadamente o Triângulo Mineiro.
Já no sábado (9), os maiores perigos passam a estar nos estados de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo e na maior parte de Minas Gerais. Dessa forma, os moradores dessas regiões devem redobrar a atenção com tempestades, deslizamentos de terra e inundações. Em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, a instabilidade diminui consideravelmente ao longo do dia.