O tropeirismo é uma atividade importante para Itabira, especialmente por ter o título de Capital Mineira do Tropeirismo.
Foi realizada nesta terça-feira (15/10) a Trigésima Sétima Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Itabira. Na Ordem do dia constava 01 projeto de lei, 02 projetos de resolução, confira o resultado:
PRIMEIRA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO
Por unanimidade dos votos foi aprovado o PR n. 115/2024 que altera o Anexo II da Resolução nº 3.619, de 2022, de autoria da Mesa Diretora.
SEGUNDA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO
De autoria do Poder Executivo, foi aprovado pelo plenário o PL n. 31/2023, que dispõe sobre ‘Estudo do Tropeirismo’ na base diversificada da Rede Municipal. O Projeto visa manter viva a cultura e a história do Tropeirismo através do estudo nas escolas, de forma a desenvolver nos alunos o interesse pela identidade e história do nosso município.
O Município de Itabira foi reconhecido pelo Estado de Minas Gerais por meio da Lei n. 20.709, de 2013, como a Capital Estadual do Tropeirismo, título engrandecedor culturalmente para a cidade e para o Distrito de Ipoema. O Tropeirismo foi um movimento histórico, uma vez que os desbravadores formavam uma tropa e criavam novas rotas pelas matas, contribuindo para o crescimento de pequenas cidades e fortalecendo a economia da época.
O Projeto de Resolução n. 114/2024 que aprova os Relatórios Contábeis da Câmara Municipal de Itabira, referentes ao mês de agosto de 2024 também foi aprovado.
PRÓXIMA SESSÃO
A próxima Sessão Plenária está convocada para o dia 22 de outubro (terça-feira), às 14h, no Plenário da Câmara Municipal de Itabira.