MAPA – Mostra de Artes Pública promove exposições de obras de arte urbana com instalações artísticas do Brasil e do mundo, oficinas de artes visuais contemporâneas, pinturas em empenas e muros, além de festa de encerramento, domingo (13/10), com shows de Mundo Livre SA, Augusta Barna, Samba com Elas e discotecagem dos DJs Vini Brown e Angel
O domingo reserva uma tarde cheia de atrações na festa de encerramento com shows e atrações diversas. A partir das 16h, na Praça da EEMZA, o palco do Mapa recebe shows de artistas consagrados na cena de Itabira e nacional. A programação trará os DJs Vini Brown e Angel nos intervalos das atrações, mantendo o clima de dança na pista. O primeiro show acontece às 16h30 com o Samba com Elas. O projeto musical de Itabira dá destaque para a voz das mulheres do samba da cidade, convidando as artistas Aline Pretinha, Ana Santiago, Ana Morena e Flávia Eloísa.
Às 18h é a vez da apresentação do Camaleão Grupo de Dança, fundado em 1984 é considerado um patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais, que pensa novos caminhos e investigações da dança nosso estado, partindo muito do pensamento da capoeira. Para o mapa itabira eles trazem seu espetáculo “Verga”. Na apresentação, o grupo se enverga em movimento contínuo de fusão do conhecimento e da ação, do profano e do sagrado, do feminino e do masculino, da luta e da dança. O trabalho transita entre a resistência e a liberdade como possíveis formas de reação às relações de poder. Onde resistir não significa apenas reagir, mas também criar.
Às 19h, o público poderá se encantar com a voz da artista Augusta Barna, um dos novos talentos da música mineira, com canções que percorrem ritmos diversos a partir das possibilidades da música popular brasileira, em uma mistura contemporânea e com fortes influências de produções musicais dos anos 70.
Fechando a noite, será a vez dos pernambucanos da Mundo Livre S/A, às 20h30. o show traz a banda que está entre os expoentes do movimento cultural do Manguebeat ao lado de nomes como Chico Science & Nação Zumbi. Eles fazem um show da turnê especial de celebração dos 30 anos do disco “Samba Esquema Noise”. O álbum de estreia da banda, lançado em 1994, que mistura samba, rock, punk, pop, ska, reggae e ritmos regionais.
CIRCUITO DE ARTE PÚBLICA E NOVAS PINTURAS
Novos murais serão finalizados no domingo. Na Avenida João Pinheiro agora Itabira terá duas novas pinturas: do Wes Gama (GO) no Edifício Monte Carlo e da Juliana Gontijo (MG) no Edifício Belcenter. Na Praça Mário De Carvalho Azevedo, Antiga Estação De Trem, está em processo a pintura da artista Hanna Lucatelli (SP). Próximo a praça EMMZA o público poderá apreciar o muro da EMMZA, as pinturas dos artistas de Itabira selecionados na Convocatória do MAPA Festival, o João Vieira e o Leonardo Snake.
O público também pode curtir até domingo, das 18h às 00h, às instalações temporárias deste ano, a “Plantas Pulsam”, de Thiago Mazza, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666 – Centro), e “Nem todos os morros vão dar ao céu”, de Wasted Rita, na Edifício Empresarial Senhorinha Andrade (R. Irmãos D’Caux, 5 – Centro).
O MAPA Festival é uma realização da Casinha, por meio do edital de Chamada Pública (nº 013/2024) da Prefeitura de Itabira, tem apoio da Belacor Tintas, parceria da agência Underdogs e produção e Curadoria da Pública.