O Saae recomenda à população que faça uso econômico da água, priorizando alimentação e higiene pessoal. Não desperdice!
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira iniciou ontem (07/09) mais uma medida alternativa de enfrentamento à seca histórica que vem sendo vivenciada. Uma captação emergencial é realizada no Rio Tanque, no distrito de Senhora do Carmo. A água bruta é encaminhada por caminhões pipas até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos, onde acontece o tratamento e distribuição.
A ação se faz necessária diante do baixo nível de captação do manancial que abastece a região. No decorrer da semana, a medida passará por ajustes para garantir a eficiência da operação.
No entanto, podem ter o abastecimento temporariamente afetado os bairros Bela Vista, Campestre, Cidade Nova, Eldorado, loteamento Village da Lagoa, Nossa Senhora das Oliveiras, Nova Vista, Pedreira do Instituto, Penha, Santo Antônio e São Pedro. Manobras para amenizar o risco de desabastecimento são realizadas pela autarquia.
Itabira enfrenta uma estiagem severa e altas temperaturas que se estendem por seis meses, resultando em um impacto significativo no abastecimento de água devido ao baixo nível dos mananciais. Em resposta a essa crise, o Saae tem se esforçado para amenizar a situação através da implementação de medidas alternativas, como a otimização do uso dos recursos hídricos e a busca por fontes suplementares.
Se não fosse por essas ações, o cenário atual de escassez de água poderia ser ainda mais grave. É crucial que a população coopere, evitando lavar calçadas e veículos, e priorizando a água para consumo e higiene. A adesão dessas práticas ajudará a garantir a sustentabilidade do abastecimento e a enfrentar a crise hídrica de maneira mais eficaz.
Orientações
O Saae orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios. De acordo com a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todo imóvel deve possuir cada imóvel deve ter caixa d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas.
Quanto às soluções alternativas de abastecimento, é importante ressaltar que a Resolução nº 132 da Arisb-MG estabelece que a autarquia deverá prover fornecimento de emergência às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do serviço for superior a 24h.
Atendimento ao cliente
O Serviço de Atendimento ao Cliente do Saae é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas e a ligação é gratuita. Ao ligar, o cliente deve ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Outra opção é entrar em contato pelo WhatsApp, pelo número (31) 3839-1330.