Vídeo – Presidente Lula e ministros fazem balanço do primeiro ano de governo - Itabira Online
terça-feira, abril 16

Vídeo – Presidente Lula e ministros fazem balanço do primeiro ano de governo

Pinterest LinkedIn Tumblr +

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se reúne neste momento com ministros do Governo Federal para apresentar o balanço das ações implementadas deste o início da atual gestão. A política de valorização do salário mínimo, a retomada do programa Bolsa Família e a volta de profissionais de saúde aos municípios por meio do Mais Médicos estão entre os destaques das políticas públicas. A reunião ministerial acontece no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). 

Na abertura da reunião, Lula ressaltou que o primeiro ano de governo foi de recuperação de políticas públicas e da estrutura do Poder Executivo Federal. “Todo mundo aqui tem consciência dos escombros que receberam quando tomamos posse em 1º de janeiro [2023]. E todo mundo tem noção do trabalho que vocês tiveram para reconstruir, para formatar novamente os Ministérios”, destacou.

O presidente disse, ainda, que o governo está empenhado na recuperação da força de trabalho dos servidores por meio de concurso público. Lula lembrou, que em 13 meses, o País abriu , por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), 98 mercados para os produtos agrícolas brasileiros. “Nós temos compromisso em fazer as coisas bem feitas e no tempo certo”, frisou.

Além dos temas sociais e econômicos, o presidente ressaltou que o país precisa resolver a consolidação do processo democrático brasileiro. “A democracia passa a ser uma coisa fundamental nas nossas vidas. O respeito às instituições, que dão garantia à existência da democracia, e o respeito à nossa Constituição”, defendeu.  Ele também destacou o compromisso do seu governo em melhorar a vida dos brasileiros. 

Balanço 

Entre os dados apresentados no primeiro ano de governo, feita pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante a reunião ministerial, estão indicadores de redução do desemprego, aumento de famílias atendidas no Bolsa-Família, maior número de profissionais da história do Mais Médicos e novos medicamentos e gratuidade no Farmácia Popular. No caso do desemprego, a taxa caiu para 7,8% em 2023, uma redução de 19% em relação a 2022. Já o Bolsa Família atendeu 55,7 milhões de pessoas no ano passado com valor médio de R$ 680,60 por família. 

Na educação, os recursos investidos nas escolas de Tempo

Integral foram ampliado em mais de 10 vezes, além da triplicar os investimentos federais em alfabetização.

Outras medidas destacadas na reunião foram a retomada do Minha Casa, Minha Vida, a implementação do maior Plano Safra da história, o fortalecimento da Agricultura Familiar, a menor Taxa de Desmatamento na Amazônia nos últimos 5 anos e novas demarcações de Terras Indígenas e novas titulações de Territórios Quilombolas.

Acompanhe a reunião ao vivo pelo Canal Gov.

Share.

Comments are closed.

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio