Parque Estadual da Mata do Limoeiro realiza 10ª edição do Ecofolia - Itabira Online
sexta-feira, fevereiro 23

Parque Estadual da Mata do Limoeiro realiza 10ª edição do Ecofolia

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Workshops, palestras, rodas de conversa e atividades de educação ambiental são algumas das ações que serão realizadas no 10º Ecofolia, no Parque Estadual do Limoeiro, em Ipoema, distrito de Itabira. A programação deste ano, com o tema “Nossa natureza é conectar”, será desenvolvida de 1 a 4 de fevereiro.

A iniciativa do Instituto Estadual de Florestas (IEF) promove diversas experiências e vivências para fortalecer o vínculo dos visitantes com as comunidades locais, além de destacar a importância da educação ambiental para o público.

Durante a programação do Ecofolia, representantes do Instituto Sócio Ambiental Gigante Verde falarão sobre a atuação da organização, que atua na conservação da unidade de conservação. O público também poderá acompanhar a palestra de Janaina Mendonça Pereira, analista ambiental do IEF.

O trabalho no Ecofolia terá o apoio do Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do IEF. São 25 vagas para voluntários atuarem no período de realização da atividade. Também haverá o tradicional plantio de mudas na Mata do Ecofolia, que encerra a programação.

Clique aqui para conferir a programação completa.

Reconhecimento

O Ecofolia foi considerado um dos 100 melhores projetos em unidades de conservação do Brasil, pelo Instituto Ipê da Amazônia, em 2018.  No ano anterior, havia sido apresentado no I Fórum Internacional de Gestão e Parcerias em Unidade de Conservação, realizado em Brasília, a convite dos organizadores.

Em dez anos de realização, também já foi condecorado com o prêmio Hugo Werneck como Melhor projeto em mobilização social, em 2014, e como Melhor projeto em Educação Ambiental, em 2016.

O Parque

O Parque Estadual Mata do Limoeiro possui 2.056 hectares e está localizado na Serra do Espinhaço, a cerca de sete quilômetros do Parque Nacional da Serra do Cipó. Na Unidade de Conservação, podem ser observados tanto fragmentos de Mata Atlântica quanto de Cerrado, já tendo sido identificadas pelo menos três espécies ameaçadas de extinção: o jacarandá-caviúna, a braúna-preta e o samambaiuçu.

A fauna contém espécies raras, como o rato do mato, típico do Cerrado, e o gambá-de-orelha-branca, presente somente em áreas de Mata Atlântica. A unidade de conservação possui diversos atrativos turísticos, com destaque para as cachoeiras Três Quedas, Paredão, Gabriel e Lagoa do Limoeiro, e abriga, ainda, corredeiras, mirantes e grutas.

O Parque atua tanto em educação ambiental quanto em mobilização social, principalmente por meio dos projetos “Ecofolia”, “Festejando o Parque” – que desenvolve ações para a comemoração de aniversário do Parque na segunda quinzena de março – e “Natal com as comunidades”. Também são promovidas ações na semana da água (março), na semana do meio ambiente (junho) e na Semana Florestal, em comemoração ao Dia da Árvore (setembro).

Share.

Comments are closed.

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio