Itabira - Força tarefa da prefeitura presta assistência a moradores do Residencial Fênix - Itabira Online
segunda-feira, fevereiro 26

Itabira – Força tarefa da prefeitura presta assistência a moradores do Residencial Fênix

Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Itabira – órgão responsável pela execução, coordenação e mobilização de todas as ações de defesa civil no município – foi acionada, por moradores do Residencial Fênix, na noite de terça-feira (23/01), após o alto volume de chuva que atingiu a cidade. Nesta data, foi registrado pelo pluviômetro local 56,8 milímetros de água em um período de três horas, causando alagamento entres os prédios e em alguns apartamentos.

Após a avaliação da equipe técnica da Compdec, nesta quarta-feira (24/01), moradores foram informados e notificados sobre os possíveis riscos de permaneceram no local. A partir das notificações, para garantir a segurança e zelo à vida humana, os moradores foram orientados a procurar os serviços socioassistenciais disponibilizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), entre eles, um abrigo estruturado para receber os cidadãos que não têm para onde ir; auxílio aluguel; moeda social Facilita; cartão-alimentação; e transporte, caso optem por recorrerem às casas de parentes ou amigos. Também foram oferecidos kits de limpeza aos moradores que tiveram seus apartamentos inundados com água e lama.

Vale ressaltar que, no último dia 27 de dezembro, a Compedec – junto a outras secretarias municipais, como SMAS, Administração, Obras, Governo e Gabinete do Prefeito, estiveram no Residencial Fênix. Na época, após as fortes chuvas que assolaram Itabira (cerca de 39 milímetros, em meia hora), parte do local foi alagado. Ainda na ocasião, foi detectado que os pontos de alagamento são ocasionados por um problema na rede pluvial que existe no local há anos. A análise, feita de maneira minuciosa, constatou que o problema é antigo e crônico. Após as fortes chuvas, houve um deslocamento de terra no estacionamento do residencial e identificado o deslocamento da rede de drenagem.

Desde então, o condomínio vem sendo monitorado pela força-tarefa criada pela Prefeitura de Itabira. Além disso, o Município realiza uma obra para substituir a rede pluvial e corrigir o problema de alagamento. A Prefeitura de Itabira está atenta aos graves problemas causados aos moradores do Residencial Fênix e reafirma seu compromisso com a dignidade e segurança de cada cidadão itabirano.

Share.

Comments are closed.

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio