WhatsApp Chame a Frida chega a Itabira e abre canal de denúncia para mulheres vítimas de violência  - Itabira Online
quinta-feira, fevereiro 29

WhatsApp Chame a Frida chega a Itabira e abre canal de denúncia para mulheres vítimas de violência 

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Itabira agora conta com mais um reforço no enfrentamento à violência contra as mulheres. A Delegacia Regional de Polícia Civil do município, com o apoio da Prefeitura, lançou na cidade o projeto Chame a Frida. O sistema funciona através de uma atendente virtual, a Frida, que está programada para recolher os dados informados pelas vítimas e responder aos comandos digitados na tela de conversa com as orientações necessárias. Na prática, a vítima entra em contato pelo Whatsapp e a Frida inicia o atendimento remoto. 

Com respostas às dúvidas e por meio de uma avaliação do grau de risco da vítima, a Frida direciona a um atendimento presencial ou aciona policiais para irem ao encontro dessa vítima. O número de WhatsApp do Chame a Frida é (31) 99398-6100.

Por meio do canal de denúncia, é possível agendar horário de comparecimento à unidade policial, programar a realização de exame de corpo de delito, obter informações sobre a Lei Maria da Penha,  medidas necessárias em caso de violência, além de orientações acerca de procedimentos legais e de proteção.

Sempre que necessário, a mulher é direcionada para falar diretamente com a Polícia Civil. É um serviço 24 horas, fácil, rápido e discreto. O Chame a Frida foi criado pela escrivã da corporação Ana Rosa Campos durante o período de pandemia da Covid-19 e já recebeu diversos prêmios. 

“O Chame a Frida começou em caráter experimental em Manhuaçu. Depois de produzir excelentes resultados em pouco tempo, evitando e combatendo a violência doméstica e principalmente o feminicídio, foi implementado em outras cidades. Toda vez que a ferramenta chega em uma cidade nova é uma emoção que não cabe no peito. O silêncio também mata e não denunciar nunca é uma alternativa possível”, destacou Ana Rosa no lançamento da ferramenta em Itabira realizado no dia 24 de novembro. Na oportunidade estiveram presentes autoridades importantes, entre elas o prefeito Marco Antônio Lage, o delegado regional de Itabira em exercício Diogo Luna Moreira e o chefe do 12° departamento de Polícia Civil em Ipatinga, o delegado-geral, Gilmaro Alves Ferreira. 

Ana Rosa Campos, criadora do Chame a Frida e o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage

Ao todo, o Chame a Frida está em 52 municípios e, aqui em Itabira, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cream) e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM).

Share.

Comments are closed.

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio