SAAE contrata caminhões-pipa para enfrentar crise hídrica histórica em Itabira - Itabira Online
domingo, maio 19

SAAE contrata caminhões-pipa para enfrentar crise hídrica histórica em Itabira

Pinterest LinkedIn Tumblr +

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) começa nesta segunda-feira (20/11) uma força tarefa para enfrentar a crise hídrica que vive o município. Devido à falta de chuvas nos últimos meses, somada às altas temperaturas e o elevado consumo de água, os mananciais já apresentam níveis bem abaixo do normal. Com isso, algumas regiões da cidade enfrentam situações de desabastecimento, apesar das medidas adotados nas últimas semanas.

A situação é mais crítica nos 13 bairros abastecidos pela pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos. A estação que trabalha com vazão média de 80 litros por segundo (l/s), neste domingo (19) chegou à vazão média de 30 l/s. Diante disso, a partir de amanhã, o Saae contratará caminhões-pipa que serão utilizados para captar água em outros pontos e levar para tratamento na ETA Gatos. O trabalho será ininterrupto, até que a captação atinja níveis satisfatórios.

Outra ação a ser realizada é a intensificação de manobras que consistem na regulação de registros e pressão de água nos bairros e reservatórios a fim de manter o abastecimento. No caso de locais em que as manobras não conseguem manter o abastecimento, caminhões-pipa serão direcionados para atender essa demanda, direto nas caixas d’água das residências. Esse tipo de situação deverá ser comunicada oficialmente ao Saae pelos canais oficiais de comunicação da autarquia.

A ETA Gatos atende os bairros Bela Vista, Campestre, Eldorado, loteamento Village da Lagoa, João Fortunato, Nossa Senhora das Oliveiras, Nova Vista, Pedreira do Instituto, Penha, Santa Inês, Santa Matilde, Santo Antônio e São Pedro.

Fiscalização

Também nesta semana, o município passará a fiscalizar e notificar casos de flagrante de desperdício de água. A medida visa conscientizar a população sobre o uso racional da água. O alto consumo e desperdício em bairros mais baixos impedem que a água chegue aos bairros mais altos da cidade. Dessa forma, o sistema de abastecimento de água fica desequilibrado.

ETA Pureza

Apesar da crise se concentrar, neste momento, na ETA Gatos, a ETA Pureza também apresenta dificuldades para manter a vazão ideal.

Share.

Comments are closed.

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio