Memória de Drummond em Itabira inspira Ministério do Meio Ambiente em homenagem a Chico Mendes - Itabira Online
domingo, maio 19

Memória de Drummond em Itabira inspira Ministério do Meio Ambiente em homenagem a Chico Mendes

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Comitiva de Brasília visitou Itabira na última semana, a pedido da ministra Marina Silva, para conhecer o trabalho em torno da obra de Drummond e aplicar no Ceará

Uma comitiva do Ministério do Meio Ambiente visitou Itabira na semana passada para conhecer o trabalho do município em torno da preservação da memória de Carlos Drummond de Andrade. A ideia é aplicar o conhecimento adquirido em Xapuri, no Ceará, onde a pasta federal prepara uma homenagem ao ativista Chico Mendes.

A comitiva esteve em Itabira nos dias 8 e 9 de novembro, a pedido da ministra Marina Silva. Estiveram na cidade a secretária de Povos e Comunidades, Edel Moraes, a analista ambiental Fábia Rebouças e a assessora especial Jane Vilas Boas. Elas visitaram os pontos turísticos de Itabira e conheceram os atrativos dedicados a Drummond.

“Nossa busca é pela expertise que Itabira tem de fazer com que a memória de Drummond seja preservada, com o Museu de Território, o Memorial, dentre outros monumentos. Nosso objetivo é buscar inspiração para ver o que é possível adaptar para construir em Xapuri, no Ceará, algo parecido para Chico Mendes, que nos deixou uma pauta socioambiental que é benéfica para o mundo”, conta a secretária de Povos e Comunidades, Edel Moraes.

Já a assessora especial do Ministério do Meio Ambiente, Jane Vilas Boas, contou que o envolvimento da ministra Marina Silva com Itabira se estabeleceu há cerca de 15 anos, quando ela visitou a cidade e se encantou pela obra de Drummond. “O trabalho que é feito pela memória de Drummond aqui em Itabira é fantástico. A pedido da ministra, viemos beber na fonte”, disse.

Chico Mendes

Chico Mendes foi um ambientalista, sindicalista, seringueiro e símbolo da luta pela preservação da Amazônia. Foi assassinado, em sua casa, em Xapuri (CE), em 22 de dezembro de 1988, pelos donos de terras opositores à sua luta. Chico Mendes ficou conhecido mundialmente por sua luta pela preservação da Amazônia.

Entre as propostas discutidas por Chico Mendes, estava a criação de reservas extrativistas, onde seriam permitidas apenas atividades extrativistas não predatórias, reduzindo os impactos ambientais gerados pelo desmatamento. A luta de Chico Mendes o tornou referência na preservação da natureza, inclusive internacionalmente. Hoje, o principal instituto de conservação da biodiversidade no Brasil leva o seu nome.

Share.

Comments are closed.

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio