1ª Conferência Municipal de Esporte e Lazer cria propostas para Sistema Itabirano de Esporte e Lazer - Itabira Online
terça-feira, junho 18

1ª Conferência Municipal de Esporte e Lazer cria propostas para Sistema Itabirano de Esporte e Lazer

Pinterest LinkedIn Tumblr +

O evento contou com a participação de representantes do governo municipal, de delegados e delegadas, eleitos nas pré-conferências; do Conselho Municipal de Esporte, entidades esportivas e sociedade civil

Foram dois dias de muita informação e debates para implantar políticas públicas com o intuito de fortalecer o esporte e lazer do município. A 1ª Conferência Municipal de Esporte e Lazer foi promovida pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), com o objetivo de construir, coletivamente, as diretrizes que nortearão a criação do Sistema Itabirano de Esporte e Lazer (SIEL). O sistema visa garantir o acesso ao esporte e ao lazer para todos os itabiranos, com foco na inclusão social. O evento ocorreu na Funcesi, na sexta-feira (10) e no sábado (9).

No primeiro dia da conferência, a secretária Natália Lacerda apresentou as ações realizadas pela SMELJ, como a implantação de novos espaços esportivos e de lazer, o fortalecimento das entidades esportivas, o incentivo à prática esportiva para pessoas com deficiência, dentre outros.

“Este evento é uma construção para consolidar uma política pública efetiva para o esporte e lazer no município. O novo sistema tem por atribuição pensar os componentes de esporte e lazer e depois tornar isso uma lei, para garantir o direito social ao lazer e promover o esporte para todos. É um momento ímpar de realizar este evento e receber na cidade pessoas que discutem política pública em nível estadual e federal”, disse a secretária de Esporte e Lazer, Natália Lacerda.

Após a abertura oficial foi realizado um painel que apresentou temas como política de esporte e lazer de Itabira, sistema nacional do esporte, sistemas municipais de esporte e Lazer. A representante do Ministério do Esporte, Rejane Penna Rodrigues, falou sobre a importância da articulação entre os governos federal, estadual e municipal para a implementação de políticas públicas de esporte e lazer.

Para falar sobre sistemas municipais de esporte e lazer, foram convidados os professores Rodrigo Barbosa Terra e Bruno Ocelli Ungheri. O professor Rodrigo Terra contou sobre a sua experiência na criação do Sistema Campo-grandense de Esporte e Lazer e como a iniciativa mudou o cenário do esporte e lazer em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
Já o professor Bruno Ocelli compartilhou as ações realizadas em Ouro Preto (MG), mais uma experiência de sucesso, que serve para direcionar os trabalhos que serão desenvolvidos em Itabira.

O segundo dia da conferência foi marcado pela realização de oficinas e plenárias temáticas, onde os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar os debates sobre os temas abordados no primeiro dia e propor as diretrizes para a criação do SIEL. Os temas debatidos foram, usuários, agentes e competências; instrumentos de gestão e gestão das informações e financiamento.

Os grupos de trabalho se reuniram após os painéis para analisar as propostas, debater e deliberar as diretrizes e os temas de criação do sistema.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Esporte e Lazer de Itabira, Ubiratan Pouzas, a conferência foi produtiva com dois dias de debates e trocas de experiências. “O evento foi muito satisfatório, bem relevante e necessário para o esporte e lazer aqui da cidade. Tivemos a chance de debater sobre as propostas colhidas com a sociedade nas Pré-Conferências. Este foi um momento em que os delegados, a partir de análises e diálogos, puderam defender as suas ideias para que, por meio de votação, fossem eleitas as propostas que obtivessem maioria dos votos. O próximo passo é a produção de um documento com tudo que lá foi debatido, discutido e votado”, explica.

Share.

Comments are closed.

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio