Papa telefona para líder palestino para pedir o cessar-fogo - Itabira Online
domingo, dezembro 3

Papa telefona para líder palestino para pedir o cessar-fogo

Pinterest LinkedIn Tumblr +

O papa Francisco conversou nesta quinta-feira (02/11) por telefone com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, sobre a urgência da prestação de assistência humanitária para que seja alcançada a paz no Oriente Médio.

Durante a ligação, foram discutidos os “últimos acontecimentos na Palestina, incluindo Gaza, Cisjordânia e Jerusalém”. O pontífice também expressou sua tristeza pelas mortes de civis, informou a agência de notícias palestina Wafa.

O líder palestino agradeceu a Francisco por seus esforços de construção da paz na região e elogiou a importância do apelo contínuo do Vaticano por um cessar-fogo.

No telefonema, Abbas enfatizou a importância de implementar “uma solução política baseada na legitimidade internacional para alcançar a liberdade, a independência e a soberania do povo palestino”, de acordo com a Wafa.

Abbas também enfatizou o imperativo de acabar com o terrorismo contra o povo palestino na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, e reiterou sua firme rejeição ao deslocamento forçado de palestinos.

Em novembro de 2021, Francisco recebeu Abbas no Vaticano durante uma reunião na qual o papa expressou a “necessidade absoluta de reativar o diálogo direto para se chegar a uma solução de dois Estados, também com a ajuda de um engajamento mais vigoroso da comunidade internacional”.

– Foi reafirmado que Jerusalém deve ser reconhecida por todos como um lugar de encontro e não de conflito, e que seu status deve salvaguardar a identidade universal e o valor da Cidade Santa para as três religiões abraâmicas, também por meio de um status especial garantido internacionalmente – diz nota emitida pela Santa Sé.

*EFE

Share.

Comments are closed.

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio

Use os botões das redes sociais para compartilhar esta matéria. Visite mais em www.itabiraonline.com.br