O militar da reserva suspeito de ter matado 18 pessoas e ferido 13 em Maine, nos Estados Unidos, foi encontrado morto nesta sexta-feira, 27 de outubro. Em contato com a Associated Press, autoridades afirmaram que Robert Card morreu após ser ferido com uma arma de fogo. O tiro pode ter sido disparado por ele mesmo.
Card estava sendo procurado desde os tiroteios na noite da última 4ª feira (25.out). Moradores da região foram orientados a não sair de casa após os crimes.
Quem é o suspeito?
Robert R. Card, de 40 anos, é um reservista do Exército e instrutor de tiro. Segundo a CNN, ele se alistou em 2022, participou de missões de combate e recebeu vários prêmios militares. No Exército, ele atuou como especialista em abastecimento de petróleo. Ele também tem um histórico de doença mental e chegou a passar duas semanas internado em um centro psiquiátrico neste ano. A identidade do suspeito foi descoberta por meio de câmeras de segurança e após a identificação de uma van branca abandonada a cerca de dez quilômetros de Lewiston. O veículo pertencia a Card.
O que se sabe sobre o ataque
Como foi o ataque a tiros no Maine? Por volta das 19h (horário de Brasília) de quarta-feira, o suspeito identificado como Robert R. Card atirou contra frequentadores de dois estabelecimentos, um bar-restaurante e uma pista de boliche, na cidade de Lewiston, no Maine.
Como é a cidade onde ocorreu o ataque?
Lewiston é a segunda maior cidade do Maine, com uma população de 37.000 habitantes. O Estado tem uma longa cultura de posse de armas e não exige licenças para porte de armas. Ainda assim, aparece como um dos mais seguros dos EUA. O atentado é o segundo mais letal da história do país.