Na noite desta sexta-feira, 15 de setembro de 2023, por volta de 20h15min, a Central de Operações da Polícia Militar (COPOM), recebeu uma solicitação vinda de um Militar de folga, que recebeu uma informação onde uma criança de 8 anos, teria sido deixada por sua mãe em um apartamento no Condomínio Vila da Serra, próximo do Parque de Exposições Virgílio José Gazire no bairro Ribeira.
No local os Militares tomaram conhecimento que a mãe da criança de 30 anos, havia deixado a criança à própria sorte no local, que ele se encontrava sozinho a cerca de três dias, e que durante estes dias, uma vizinha foi quem alimentou a criança. Militares então foram até o apartamento, onde constataram a veracidade da situação. Segundo informações de uma vizinha, a criança foi até seu apartamento e disse que estava com fome, a mesma o alimentou, pouco depois foi até o apartamento onde esse mora e constatou que a mulher não estava lá e que a criança teria sido deixada mesmo a três dias sozinha no local.
Segundo informações uma testemunha contou, que fez contato através de aplicativo de mensagens Whatsapp questionando aquela situação, que a mulher disse que já estava voltando e que teria saído para buscar uma cesta básica, mas não retornou.

Os Militares fizeram contato com a avó materna da criança, que também ficou surpresa com a situação e tentou contato com a filha, mas não conseguiu, diante da situação, os Policiais fizeram contato com o Conselho Tutelar, que orientou que a criança fosse entregue a custódia da avó, que posteriormente toda situação seria encaminhada ao Ministério Público.
Mediante situação sem conseguir o contato com a mãe da criança e nem mesmo sua localização, os Militares registraram a ocorrência que encaminhada a Delegacia de Polícia Civil para futuras providências.
CRIME
O artigo 133 do Código Penal Brasileiro é taxativo ao determinar o seguinte: Abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono: Pena – detenção, de 6 meses a três anos.