Um acidente matou três crianças, de 1, 3 e 4 anos, na tarde desse sábado (29/07) no Distrito Federal. O motorista do carro estava embriagado e teria engatado a marcha errada, fazendo o veículo cair dentro da Barragem da Lagoa do Japonês. As informações são do Metrópoles.
As vítimas foram identificadas como Sarah Vitoria Barbosa, de 1 ano; Henrique Gabriel Barbosa Maciel, de 3; e Miguel Luis Barbosa Maciel, de 4 anos, todos irmãos. Além do motorista, que era amigo da família, a mãe e a avó dos pequenos também estavam no carro e conseguiram escapar.
O suspeito de 52 anos foi preso ainda ontem. Ele chegou a tentar socorrer uma das crianças, mas depois fugiu do local. O homem ainda teria percorrido 6 km até chegar em casa após o acidente.
A mãe e a avó conseguiram tirar o menino mais velho do carro, mas a criança já estava sem vida à beira do lago quando os bombeiros chegaram. Inicialmente, mergulhadores conseguiram encontrar o veículo, e dentro dele estava o corpo de Henrique Gabriel. A cerca de 150 metros do veículo, o corpo da vítima mais nova foi encontrado.
O acidente
A avó das crianças, Maria Adna Antônia de Jesus, de 57 anos, contou ao Metrópoles que a família havia saído do município de Marajó, Goiás, para e passar a tarde na Barragem da Lagoa do Japonês, na DF-295. Quando o dia se aproximava do fim, a mulher sugeriu à filha Silvania Antônia Barbosa, de 24 anos, que elas fossem embora com as crianças.
Antes de embarcarem no carro, Maria ainda teria sugerido que o suspeito levasse o carro para longe da represa antes que o resto da família embarcasse. Familiares também contaram que o homem foi repreendido antes de dirigir, mas insistiu que estava apto a conduzir o veículo.
O suspeito teria retrucado ao ouvir a sugestão da avó das crianças, afirmando que não estava bêbado. A família entrou no carro, e em de engatar a marcha à ré, ele engatou a primeira, aproximando o veículo da barragem.
Maria Adna ainda conta que o neto mais velho chegou a gritar para ele parar, mas em vez de tentar frear, parecia que ele acelerava ainda mais. O carro acabou caindo dentro do lago, e todas as crianças se afogaram.
O motorista foi indiciado pela Polícia Civil por homicídio qualificado, pelo fato de estar embriagado e ter fugido do local.
Buscas pelo suspeito
Após troca de informações com forças de segurança do DF, a Polícia Militar goiana começou o patrulhamento nas ruas do Bairro de Marajó e descobriu com moradores do setor que o homem teria passado na região com calça jeans, camiseta de cor branca, boné de cor preta e utilizando uma mochila de cor avermelhada. Além disso, populares disseram que o homem foi visto em uma parada de ônibus às margens da BR-251. O homem teria pegou carona para ir a uma fazenda da região.
Os policiais foram até a fazenda e abordaram uma caminhonete, que seria do gerente da fazenda. Ele informou que Raimundo era funcionário do local e que não sabia que o homem estava sendo procurado. Os militares realizaram buscas na fazenda e encontraram o homem próximo a um pivô de irrigação.
O homem foi encaminhado à 30º Delegacia de Polícia do Distrito de Trânsito. O teste do bafômetro confirmou a embriaguez do motorista com resultado de 0,63 mg/L.
Ele segue preso na delegacia à disposição do Judiciário. O homem pode responder por embriaguez ao volante, homicídio doloso e evasão do local de acidente de trânsito.