O Memorial Vale recebe shows de duas mulheres muito especiais na próxima semana. No sábado, dia 29 de julho, Luiza Lara, que esteve no The Voice Brasil, apresenta o “Mulheres do Brasil”, que homenageia cantoras brasileiras; e no domingo, 30 de julho, Thamiris Cunha faz o show dançante “Raízes”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. As apresentações são gratuitas e integram os projetos Memorial Mulheres e Memorial Instrumental, respectivamente. A curadoria é de Juliana Nogueira.
O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita.
Confira os detalhes:
Dia 29 (sábado), às 16h30
Show Mulheres do Brasil, com Luiza Lara
No dia 29 de julho, sábado, às 16h30, a cantora Luiza Lara faz o show “Mulheres do Brasil” no Memorial Vale para homenagear compositoras brasileiras, como Dona Ivone Lara, Chiquinha Gonzaga, Dolores Duran, Maysa, Sueli Costa, Marisa Monte, Rita Lee, Marina Lima e Joyce. No palco, Luiza Lara é acompanhada pelo violista Renato Saldanha, Camila Rocha no baixo e Paulo Fróis na bateria. O repertório é marcado por obras primas como “Estrada do Sol”, “Lua Branca”, “Alguém me Avisou”, “Nem luxo, nem lixo”, “De mais ninguém” “e “Maresia”. A apresentação é gratuita e integra o projeto Memorial Mulheres, com curadoria de Juliana Nogueira. É preciso retirar os ingressos uma hora antes do evento, sendo no máximo um par de ingressos por pessoa, pois os lugares são limitados. A apresentação terá acessibilidade em Libras.
Luiza Lara é cantora, fonoaudióloga especialista em voz e preparadora vocal. Entre as realizações de maior destaque em sua carreira estão a conquista do prêmio “Cantoras Daqui – BDMG Cultural” no ano de 2009; a classificação de finalista do “Prêmio Divas da Música brasileira”, em 2010; a participação no circuito de shows “Viva Bituca”, ao lado de Milton Nascimento, em 2013; e a participação do reality da Rede Globo “The Voice Brasil”.
Luiza iniciou a carreira musical aos 10 anos de idade, gravando jingles e cantando em eventos. Além de singles lançados em plataformas digitais, a cantora tem dois CDs gravados: “Voar Sem Fim” (2012), com canções do cantor e compositor Gê Lara, e “Essa Voz” (2015), produzido por Renato Saldanha. Para saber mais sobre Luiza, acessa a página @luizalaracanto.
Dia 30 (domingo), às 11 horas
Show Raízes, com Thamiris Cunha
No dia 30 de julho, domingo, às 11 horas, Thamiris Cunha apresenta no Memorial Vale o show Raízes, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. No show, a clarinetista convida a plateia a desfrutar a leveza do choro, as belezas do Nordeste e as delícias dançantes do mambo, marca registrada da linguagem performática: a expressão corporal. A clarinetista será acompanhada por Igara Silva (piano), Briki Khalil (baixo elétrico), Lucas Godoy (bateria) e Almin Bah (percussões). O show integra o projeto Memorial Instrumental, com curadoria de Juliana Nogueira. O show é gratuito e é preciso retirar ingressos uma hora antes do evento. É permitido no máximo um par de ingressos por pessoa, pois os lugares são limitados.
Thamiris Cunha é clarinetista e compositora. Sua ligação com o universo musical está diretamente relacionada a suas raízes familiares. Filha de músicos, iniciou seus estudos na Banda Santo Antônio, de Contagem. Formada em Licenciatura em Música pela UEMG, tem experiência profissional do erudito ao popular. Thamiris tem se dedicado a linguagem do choro desde 2015 e compõem, como solista, os grupos Abre a Roda Mulheres no Choro e O Choro Vadio. Participa de diversas estruturas musicais como duos, trios e as tradicionais formações de regionais de choro de Belo Horizonte. Atua também nos outros grupos Sagrada Profana, Mambo jazz e Samba Jazz com Fran Januário. Em 2023 participou do BDGM Instrumental, ao lado de Camila Rocha e Igara Cristina, ambas vencedoras do prêmio. Com personalidade própria, Thamiris leva ao palco o encanto pela dança e pelo corpo. Por isso, seu repertório é um grande convite para explorar os sons e as belezas da arte. Para saber mais sobre a artista, acesse @thamiris_clarinetista.
Memorial Minas Gerais Vale
O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.
Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi
Horário de funcionamento: Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita