O Include, projeto em parceria com Campus Party, prevê o fomento a instituições para atender a 600 alunos em Mariana e Governador Valadares (MG), além de Linhares (ES)
Estão abertas as inscrições para instituições interessadas em receber os laboratórios tecnológicos do Projeto Include, realizado pelo Instituto Campus Party, em Mariana e Governador Valadares, em Minas Gerais, e Linhares, no Espírito Santo. O Include consiste na criação de laboratórios para a introdução da robótica e eletrônica, com o objetivo de fornecer oportunidades de formação tecnológica para 600 alunos de 10 a 18 anos nos três polos. A duração do projeto é de seis meses.
As inscrições para seleção de instituições parceiras – ONGs, associações e entidades -, que serão responsáveis por receber o Include nessas três localidades, ficam disponíveis até o dia 19 de julho, pelo site do Instituto Campus Party. O projeto tem parceria com a Fundação Renova e busca contribuir para o fortalecimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo nas regiões dos três municípios.
Para a participação das instituições parceiras, os requisitos exigidos são disponibilidade de água e energia elétrica, além de espaço físico com boa ventilação, limpeza e segurança. Cada laboratório deve ter pelo menos 50m² e o espaço precisa ser disponibilizado para uso exclusivo do projeto durante dois anos.
Laboratório tecnológicos
Os laboratórios tecnológicos contam com diversas ferramentas, circuitos e equipamentos, como impressora 3D, óculos de realidade virtual, drone, entre outros. Os participantes também receberão noções de programação e eletrônica. Para viabilizar o funcionamento de cada laboratório, serão contratados e capacitados monitores bolsistas em cada polo. Eles atuarão no apoio aos estudantes envolvidos no projeto.
Projeto Include
Além de oferecer formação tecnológica de qualidade, o projeto estimula o aprendizado prático e a criatividade dos alunos. Durante os seis meses de duração, os participantes terão acesso a aulas e atividades que abrangem fundamentos para proporcionar uma base sólida para o desenvolvimento de projetos experimentais.
Os projetos-destaque dos alunos serão apresentados em Mini-Mostras de Projetos na Campus Party, em São Paulo, uma das maiores feiras de tecnologia do país, nas edições de 2024 e 2025. Essa oportunidade permitirá que os estudantes apresentem seus talentos e ideias inovadoras para um público amplo e diversificado.
Link: https://institutocampusparty.org.br/instituicao/
Sobre a Fundação Renova
A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.
A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.