Apesar de ter completado apenas o sexto mês de seu terceiro governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já visitou mais países em 2023 do que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em todo o ano de 2019, o primeiro da gestão anterior. Neste sábado (08/07), Lula foi à Colômbia e fez com que o país sul-americano se tornasse o 13° da lista. Bolsonaro, por outro lado, só esteve em 10 países em seu primeiro ano inteiro.
De acordo com um levantamento divulgado pelo site Metrópoles, se forem comparados apenas os primeiros semestres completos dos mandatos de Bolsonaro e de Lula, o petista foi a 12 países e o ex-presidente a apenas a metade disso, seis nações.
Até agora, Lula tem priorizado agendas na Europa e na América. No continente europeu, o petista desembarcou em países como Portugal, Espanha, Reino Unido, Itália, Vaticano e França. Já na América, Lula visitou a Argentina, Uruguai, Estados Unidos e, por fim, a Colômbia. Lula também esteve na Ásia, onde teve agendas na China, Emirados Árabes Unidos e Japão.
A visita de Lula à Colômbia neste sábado atendeu a um pedido do presidente do país, Gustavo Petro, para que o Brasil participasse do encerramento da Reunião Técnico-Científica da Amazônia. Durante a visita, a delegação brasileira também esteve nas negociações da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) sobre a declaração conjunta a ser adotada por ocasião da Cúpula da Amazônia.