Segundo Natali Gutierrez, renomada sexóloga e referência em questões de sexualidade por sua gestão à frente da sexshop Dona Coelha, urinar após as relações sexuais é um hábito primordial para a preservação da saúde e a prevenção de infecções. A atividade sexual pode levar a bactérias da região genital a se deslocarem para a uretra, principalmente nas mulheres, devido à proximidade anatômica entre a uretra e a vagina.
Ao urinar após o sexo, a urina atua como um mecanismo natural de limpeza, limpando a uretra e removendo possíveis resíduos e bactérias que possam ter sido introduzidos durante a relação sexual.
Consequências Para a Saúde e a Higiene Íntima
A prática de urinar após o sexo é de vital importância, sobretudo para o público feminino, para evitar infecções do trato urinário, como a cistite. Esta condição ocorre quando bactérias se infiltram e proliferam na uretra ou na bexiga. O ato de urinar contribui para a expulsão desses microrganismos do sistema urinário, reduzindo, assim, o risco de infecções.
No que se refere à higiene íntima, urinar após o sexo também se revela uma prática benéfica. O processo de limpeza da uretra, com a remoção de resíduos e a expulsão de bactérias, minimiza a probabilidade de desenvolver infecções e outros problemas de saúde relacionados.
Natali Gutierrez destaca que este simples gesto tem um papel importante na prevenção de infecções e no cuidado com a saúde sexual.
Contudo, Gutierrez lembra que cada indivíduo é único, com necessidades e circunstâncias particulares. Em caso de preocupação específica ou persistência de sintomas, é recomendada a procura de orientação médica ou de um profissional de saúde qualificado.