A Gerais Big Band, da Escola de Música da UFMG, se apresenta neste domingo, dia 9 de julho, na escadaria de entrada do Memorial Vale, às 12 horas, dentro do Festival “Já Raiou a Liberdade – Os Sons do Brasil”, que visa promover encontros e diálogos entre os diversos gêneros musicais brasileiros. O Festival Já Raiou a Liberdade tem patrocínio do Instituto Cultural Vale.
A Geraes é a Big Band da Escola de Música da UFMG, com mais de 20 anos de existência; funciona como espaço privilegiado de pesquisa e trabalho sobre o repertório de Big Band, tanto para os alunos, quanto para os professores. Está sob a direção dos professores Rafael Martini e Pedro Mota. A banda apresenta um concerto totalmente voltado à música brasileira para Big Band, com uma leitura particular da clássica formação de origem norte-americana, mas servindo à rítmica e à linguagem da música brasileira.
O repertório traz composições de músicos brasileiros como Moacir Santos, Dorival Caymmi e Hermeto Pascoal, em arranjos de alguns dos arranjadores mais arrojados da atual cena contemporânea mundial como Vittor Santos e Tiago Costa, entre outros.
Para saber mais, acesse a página do festival @festivalsonsdobrasil.
Memorial Minas Gerais Vale
O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.
Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi
Horário de funcionamento: Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita