Na manhã desta terça-feira, 04 de julho, a Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia Regional de Itabira, efetuou o cumprimento de um mandado de prisão preventiva expedido em desfavor de um indivíduo de alta periculosidade (21 anos de idade), umas das principais lideranças atuais do tráfico de drogas em Itabira, e mandante de diversos homicídios.
Após diligências investigativas, apurou-se que o investigado estava escondido em um endereço localizado no município de Ribeirão das Neves, local onde o mesmo foi encontrado, nesta data, por equipes de Policiais Civis lotados na Delegacia Regional de Itabira e na Patrulha Metropolitana Unificada de Apoio (PUMA).
O indivíduo possui em seu desfavor dois mandados de prisão em aberto: o primeiro, em razão da fuga do presídio de Nova Era no dia 27/12/22, local onde se encontrava recolhido após ter sido preso pelo envolvimento no tráfico de drogas em Itabira. O segundo, pela participação no ataque ocorrido no dia 11 de abril do corrente ano, na entrada do Bairro Nova Vista, oportunidade em que a vítima Rui Jorge da Conceição (55 anos) foi morta com três disparos de arma de fogo, e outras cinco atingidas, sobrevivendo após socorridas.
No dia deste ataque, o veículo, que havia sido furtado em data anterior, chegou à entrada do Bairro em alta velocidade, ocasião em que os autores saíram pelas janelas e, gritando “mata todo mundo”, efetuaram 33 disparos de arma de fogo (calibres 9 mm e .380), atingindo pessoas aleatoriamente que passavam pela rua.
Elementos trazidos aos autos demonstraram também que o ataque foi uma retaliação ao homicídio da vítima Wadson Inácio Rodrigues (32 anos), ocorrido no Bairro Pedreira, na data de 03/03/23, atribuído a criminosos do Bairro Nova Vista. Durante o Inquérito Policial instaurado para apurar este fato, verificou-se que o autor invadiu uma festa de aniversário para executar um indivíduo envolvido com a criminalidade, porém atingiu outras sete pessoas que estavam no local, ocasionando o óbito de uma delas. Este fato foi apurado pela Delegacia Regional de Itabira, e o autor preso durante a Operação “Ares”, deflagrada no dia 30/03/23.
O autor ainda é investigado por ter participado de pelo menos outros quatro homicídios consumados em Itabira nos últimos anos, incluindo o duplo homicídio ocorrido no interior do Pronto Socorro no dia 17 de janeiro de 2022. Com a localização do autor, as investigações deverão ser encerradas nos próximos meses.
O investigado foi conduzido ao Sistema Prisional, local onde permanecerá à disposição da Justiça.