Na madrugada deste sábado, 24 de junho de 2023, por volta de 0h20min, Militares que estavam registrando ocorrência no 2° Pelotão do bairro Juca Rosa, foram procurados por um indivíduo que mostrou seu veículo crivado por disparo de arma de fogo e que o mesmo relatou que o fato havia acontecido na Avenida Mauro Ribeiro em Itabira.
Rapidamente a Central de Operações da Polícia Militar, que também recebeu outras ligações relatando o fato, acionaram as viaturas do turno para deslocarem ao local, onde fizeram contato com uma testemunha de 46 anos, que relatou estar em um evento próximo, quando ouviram vários disparos de arma de fogo, em seguida percebeu que seu veículo Ford Ecosport de cor prata, estacionado em frente a uma academia, havia sido atingido nos vidros pelos tiros e na lataria, vidros e paredes da academia próxima também foram danificados com os disparos.
Os Militares verificaram o sistema de monitoramento através de imagens, viram que havia um grupo de pessoas do lado de fora do estabelecimento, quando aproximou um veículo Fiat Strada de cor vermelha, o passageiro desembarcou e efetuou vários tiros na direção das pessoas que fugiram correndo.
Segundo informações, uma das pessoas que estava no grupo possui inquérito por tráfico ilícito de drogas e outros, que o mesmo está em guerra com gangues rivais, durante fuga é visto também efetuando tiros em revide, entrando em um outro estabelecimento próximo do local para se esconder. A Polícia apurou ainda que foram ouvidas rajadas de tiros, em seguida o atirador fugiu sentido bairro Amazonas, não sendo mais visto.
O atirador estava vestido com roupas escuras e capuz na cabeça, era magro. A perícia da Polícia Civil compareceu no local dos tiros onde recolheu 17 cápsulas deflagradas e dois projéteis caídos ao solo. Viaturas realizaram intenso rastreamento na região, mas até o momento nenhum suspeito foi preso. O caso vai ser investigado pela Policia Civil.