Em amistoso histórico onde o Brasil jogou o primeiro tempo, contra Guiné, neste sábado (17/06), na Espanha, de preto, em ação ao combate contra o racismo, o Brasil goleou o adversário por 4 a 1, com direito a gol do camisa dez da partida, Vini Jr., de pênalti.
Tanto o preto, quanto o tradicional amarelo que foi usado no segundo tempo, trouxeram um patch com o lema “com racismo não tem jogo”. Logo após o apito inicial, os jogadores ajoelharam-se no gramado, em forma de protesto contra os atos racistas sofridos por Vini, e tantos outros jogadores mundo afora.
Vini Jr. marca em amistoso contra Guiné (Reprodução / Twitter Archive Vini Jr.)
Enquanto todos estavam empenhados em levar a mensagem antirracista, imagens da TV Globo registraram um segurança, com uma banana no bolso, abordando o assessor de Vinícius Junior, na entrada do estádio, com a frase: “Mãos para cima, essa é minha pistola para você”, se referindo a banana.
Além de assessor, a vítima é amigo de infância de Vini Jr. e revelou que vai prestar queixa contra o segurança, que alegou não saber quem era e que a banana havia caído do bolso dele.
Antes do apito final, o técnico Ramon Menezes sacou Vini Jr. de campo, para que pudesse sair sob os aplausos dos torcedores. No final do jogo, o atacante foi cercado pelos jogadores e a comissão técnica de Guiné, para tirar uma foto.
Assista: