A pesquisa Ipec divulgada nesta sexta-feira (09/06) sobre a avaliação do terceiro governo Lula apontou que quase dois terços da população vê a atual administração como “regular”, “ruim” ou “péssima”. De acordo com o instituto, o percentual de entrevistados que não têm uma avaliação positiva do governo é de 60%.
O índice de respostas que classificaram a gestão petista como “ótima” ou “boa” passou de 39% para 37% na comparação com o mês de abril, quando foi realizado o levantamento anterior. Já a avaliação do governo como “ruim” ou “péssimo” saiu de 26% e agora é 28%. O conceito “regular”, por sua vez, subiu de 30% para 32%. Outros 3% não souberam ou não responderam.
De acordo com o Ipec, apesar de as variações estarem dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, a tendência mostra uma piora da percepção da população sobre o governo. Em março, quando o instituto fez a primeira pesquisa de opinião sobre o terceiro mandato de Lula, a diferença entre satisfeitos e insatisfeitos era de 17 pontos. Hoje, esse número é de apenas 9 pontos.
O levantamento também mostrou que 53% dos brasileiros aprovam a maneira de Lula governar, enquanto 40% desaprovam. Em abril, esses percentuais estavam em 54% e 37%, respectivamente. Já a confiança no presidente passou de 52% para 50%, e a desconfiança foi de 44% para 46%, o que mostra um empate técnico entre os que confiam e os que desconfiam do petista.
*Com informações AE



