A primeira atividade foi realizada dentro da Semana Mundial do Brincar com palestra educativa para as famílias de alunos das creches da rede municipal
Dando continuidade a programação da Semana Mundial do Brincar, a Prefeitura de Itabira e a Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveram a reabertura do projeto Escola de Pais, com a palestra “A importância do brincar na primeira infância”. A abertura do evento foi na terça-feira (23), com apresentação também na quarta-feira (24/05). A atividade contou com a presença de pais, mães e responsáveis pelos estudantes. Um momento de trocar experiências e aprender que as brincadeiras de criança são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e a formação de um adulto saudável. A iniciativa tem foco na aproximação dos pais com a escola, tratando de temas importantes e orientações de caráter preventivo.
O trabalho desenvolvido pelo projeto, de aproximar a família dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), foi destacado pela secretária de Educação, Laura Souza, durante a cerimônia de abertura. “Esta atividade que está acontecendo hoje é desenvolvida com metodologia própria e visa a troca de experiências com foco nas crianças. E esta gestão pensa muito na educação infantil e também na família, que participa no cuidado com as crianças. Ver vocês aqui, me transmite a certeza que estão pensando no bem-estar de suas crianças de uma forma geral”, disse a secretária.
A palestrante, Cláudia Bragança, que é psicóloga, pedagoga e especialista em neurociência e psicologia positiva, fez uma apresentação especial, explicando o desenvolvimento da criança desde a gestação até os primeiros anos de vida, mostrando como o brincar traz benefícios para as crianças. “Enquanto estão brincando as crianças vão experimentando as vivências de disputar, construir a dimensão do outro, nutrindo a empatia e construindo também a autoconfiança enquanto ser. E hoje a neurociência nos mostra, de forma muito clara, o que acontece no cérebro da criança enquanto brinca. Ajuda na liberação de serotonina e outras substâncias que auxiliam no controle de ansiedade, favorece a concentração e aprendizagem, ativa a motivação do sistema de prazer e vários outros benefícios”, afirma Cláudia Bragança.
Representando a família escolar, servidora pública, Dulce Citi, falou sobre o retorno do programa e a importância da participação da família na vida escolar das crianças. “Como integrante da família CMEI, só tenho a agradecer, pois vejo em casa a alegria dos meus netos de irem para a escola. Isso é sinônimo de que estão sendo bem acolhidos, com profissionais capacitados.
Escola de Pais
O projeto Escola de Pais, paralisado desde 2018, ganha um novo formato para as ações realizadas nos próximos anos. Com metodologia própria as atividades compartilhadas com a família das crianças são focadas no aprendizado, troca de experiências e nas reflexões das relações sociofamiliares.
Os temas trabalhados são estratégicos para proporcionar um ambiente atrativo e acolhedor, onde a família possa repensar atitudes, desenvolvendo senso de ética e cidadania, diminuindo as dificuldades encontradas na educação das crianças.
Serão realizadas ações de caráter preventivo com círculos de debates, seminários, palestras e reuniões. As atividades contam com a participação de profissionais especializados envolvendo a equipe da educação, psicólogos e assistentes sociais.
O projeto alcançará as 21 unidades de creches existentes no Município, destas 12 são conveniadas e ou parceiras e nove são geridas pela SME. O atendimento será estendido para as creches dos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo.
Semana do Brincar
A Semana Mundial do Brincar, realizada entre os dias 16 e 26 de maio, é integrante do movimento Aliança pela Infância, além de fazer parte da agenda de semanas temáticas que ocorrem durante todo o ano. A ação faz um chamado coletivo para a valorização do ato de brincar, reforçando sua importância para o desenvolvimento das crianças, além de criar oportunidades para que o brincar aconteça.
Naturalizar é o tema escolhido em 2023, o fio condutor das atividades desenvolvidas. O tema tem a proposta de colocar a criança no centro das discussões socioambientais e ressaltar a essência da infância nos atos cotidianos da criança. Está na Carta de Princípios da Aliança pela Infância que “As crianças precisam estabelecer viva ligação com a terra, com os animais e com a natureza, com as famílias e com a sociedade – na qual possam se desenvolver como indivíduos”. Assim, a iniciativa procura investigar qual é a natureza da criança em seus quatro atos essenciais: Aprender, Brincar, Comer e Dormir.